Doação de 1800 mudas de árvores pelo Sistema Ocemg está em sintonia com o espírito cooperativista, impactando positivamente a sociedade
O Dia da Árvore, 21 de setembro, foi marcado por uma ação social que envolveu os funcionários do Sistema Ocemg. O grupo realizou o plantio de mudas de árvores no Parque Chácara do Lessa, em Sabará (MG). No total, foram doadas 1.800 mudas, que ajudarão na recomposição das matas atingidas por um incêndio que devastou 95% da área do Parque, em 2019.
“Muito além do gesto simbólico de plantar árvores, queremos gerar uma necessária reflexão sobre como as nossas atitudes impactam as gerações futuras”, afirmou o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti. “A iniciativa é também um convite para as cooperativas mineiras e para toda a sociedade: vamos, juntos, adotar práticas sustentáveis em nosso cotidiano”.
Entusiasmados com a ação, os funcionários da Casa do Cooperativismo Mineiro fizeram o plantio, receberam um certificado e puderam colocar placas com seus nomes na muda que plantou. Todos foram convidados pela equipe da Prefeitura de Sabará a retornarem ao Parque, periodicamente, para regar e cuidar das plantas que levam seus nomes.
“Foi a primeira vez que plantei uma árvore”, elogiou Lucas Cota Lage, Analista Administrativo do Sistema Ocemg. “Achei fantástica essa iniciativa, porque as árvores são essenciais — seja para purificar o ar, umidificar o ambiente, segurar o solo na época de chuva, ou como abrigos de animais”.
Vale destacar: uma parte dos recursos utilizados na compra das 1.800 mudas foi arrecadada na 11ª Corrida da Cooperação — ação social realizada em julho, por meio da qual foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos para 14 instituições, em Minas Gerais.
CHÁCARA DO LESSA
O Parque Natural Chácara do Lessa fica a poucos metros do centro histórico de Sabará. Andrea Saraiva, Secretária de Meio Ambiente do município, conta que a unidade de conservação tem 109 hectares de mata preservada.
“A Chácara do Lessa é um pulmão que Sabará tem dentro do seu centro histórico e, sem ajuda, jamais conseguiríamos reestruturar esse parque depois do incêndio de 2019”, afirma Andrea.
Edna Araújo, diretora da Probiomas — empresa de soluções socioambientais, que atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente na recomposição do Parque — concorda e acrescenta: para fazer essa recomposição da vegetação é preciso contar com a participação da sociedade, das pessoas e das empresas. “Somente com a soma de esforços vamos conseguir um resultado importante”, destaca.
VISÃO EXTERNA
Quem sempre passeia pelo parque faz questão de elogiar a iniciativa de plantio de árvores do Sistema Ocemg. Anderson Fernando, por exemplo, trabalha no local e, todos os dias, caminha sete quilômetros dentro da unidade de conservação.
“Faço ronda, percorro as trilhas, evitando queimadas e retirando gaiolas”, diz. Depois do horário de trabalho, ele continua no local, realizando seus treinos. “São 35 quilômetros de caminhada no horário de expediente e 50 quilômetros de corrida toda semana”, conta.
A ação solidária do Dia da Árvore está em sintonia com o espírito cooperativista e o seu compromisso em impactar positivamente a sociedade. Em Minas Gerais, 39,2% da população está envolvida com o cooperativismo. São 800 cooperativas, 2,8 milhões de cooperados e 54,5 mil postos de trabalho.