A Aliança Cooperativa Internacional – ACI organizou uma reunião internacional convocada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia, em 2 de junho. A reunião Estocolmo+50 marcou a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), bem como as cinco décadas da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, que destacou a importância da natureza para o bem-estar humano.
O objetivo foi saber as medidas concretas que os governos estão tomando para redefinir as prioridades de um novo sistema econômico. O diretor-geral da ACI, Bruno Roelants, disse aos delegados que as cooperativas estão “em uma posição única para conscientizar os cooperados sobre a importância de reduzir suas pegadas de carbono e fazer parcerias com governos, bem como com o setor privado diversificado, para reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa”.
O dirigente mencionou ainda algumas das maneiras pelas quais as cooperativas cooperam para a adaptação às mudanças climáticas, como fornecer seguro mútuo para colheitas, apoiar a diversificação das culturas e melhorar a gestão das bacias hidrográficas. Roelants acrescentou que as cooperativas contribuem para a mitigação, especialmente nos setores de energia renovável, silvicultura e agrofloresta.
Ele disse que as cooperativas podem impulsionar a prevenção e mitigação das mudanças climáticas por meio de gestão local e controle democrático dos membros; experiência de conhecimento local e educação ambiental em consonância com o 5º Princípio Cooperativo de Educação, Treinamento e Informação.
“O movimento cooperativo é um modelo empresarial sustentável, então os governos devem promovê-lo forte e explicitamente, fornecendo uma estrutura legal e política apropriada”, disse ele. “Esta é uma chamada para promover a abordagem cooperativa como um modelo de desenvolvimento que não é apenas inerentemente sustentável, mas também tem os meios para entregar. Esperamos que o período pós-Covid seja uma oportunidade para fazê-lo.”
Para assistir ao evento completo, clique aqui.