Imagem - Ocemg
Notícias

Ações de coops mineiras beneficiaram mais de 579 mil pessoas em 2023

08/04/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

409 cidades foram contempladas em ações sociais realizadas por mais de 14 mil voluntários em Minas Gerais

 

Gente cuidando de gente. Essa frase, frequentemente verbalizada pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, mostra a relevância do cooperativismo e o reflexo do modelo de negócios para a sociedade. E com a consciência do cuidado com o próximo e com o planeta, sobretudo nas comunidades onde estão inseridas, 277 coops mineiras beneficiaram mais de 579 mil pessoas com ações relacionadas ao Dia C, o Dia de Cooperar, ao longo de 2023. No total, 409 cidades receberam as iniciativas que foram realizadas por mais de 14 mil voluntários em Minas Gerais.

Mais do que um programa de Responsabilidade Social, o Dia C promove a qualidade da vida, a administração ética e a sustentabilidade dos negócios e das comunidades. “Temos muito orgulho em constatar a força do Dia de Cooperar, com as cooperativas beneficiando milhares de pessoas e contribuindo diuturnamente para a construção de novas e melhores realidades nas comunidades onde estão inseridas”, comemora Ronaldo Scucato.

Ele foi o idealizador deste que é o maior programa cooperativista de voluntariado brasileiro, criado pelo Sistema Ocemg em 2009 e que ganhou espaço em todo o país. “Ano após ano, o sucesso dessa proposta nos motiva a realizar, cada vez mais, ações de transformação social”, enfatiza.

 

Benção Papal

O impacto do Dia C é tão significativo que chegou a receber o reconhecimento do Papa Francisco. Em 2019, uma década após sua criação, o Sumo Pontífice endossou o cooperativismo e o projeto durante uma conferência na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Apesar de manter sua denominação original, as atividades do programa ocorrem ao longo de todo o ano, não se limitando a uma data específica”, esclarece a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Sayar. “A solidariedade impulsiona a criação de projetos comunitários e ações de responsabilidade social, unindo as cooperativas em esforços conjuntos para beneficiar as comunidades locais”.

Entre as ações características do Dia C, destacam-se aquelas executadas em longo prazo, de forma regular, por meio de atividades estruturadas e com o propósito de alcançar uma meta, caracterizadas por projetos ou programas. Já as ações pontuais são realizadas em prazos curtos, sem regularidade definida. Geralmente são caracterizadas por doações, de alimentos, vestuário e sangue, por exemplo, além de visitas a entidades filantrópicas, palestras, entre outras atividades.

Por fim, a celebração é realizada sempre no primeiro sábado do mês de julho, quando é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Neste dia, cooperativas e Unidades Estaduais de todo o país promovem diversas atividades sociais em um amplo movimento de solidariedade cooperativista.

 

Dia C no Brasil

O Dia C conquistou reconhecimento nacional, contando com o apoio do Sistema OCB e consolidando-se como o mais importante movimento de voluntariado no cooperativismo brasileiro. Em 2023, aproximadamente 3 milhões de pessoas foram beneficiadas em todo o país. As ações ocorreram em mais de 2 mil cidades, envolvendo mais de mil cooperativas e 140 mil voluntários.

“É motivo de orgulho reconhecer que o Sistema Ocemg serviu de inspiração para todo o país promover o voluntariado e iniciativas que transformam a vida das pessoas”, destaca Ronaldo Scucato. “Saber que o cooperativismo é a base dessas ações, impulsionando mudanças positivas e significativas na sociedade, reforça a importância e o impacto do trabalho realizado pelo Sistema Ocemg”.

 

Quer saber como envolver a sua coop?

  • Elabore ações que busquem a transformação social, econômica e ambiental da comunidade onde sua coop está inserida.
  • Promova a intercooperação para otimizar recursos financeiros e de voluntários.

Lembre-se:

  • As iniciativas devem ser voluntárias e os produtos ou serviços destinados ao público-alvo de atendimento.
  • As marcas dos parceiros e Sistema Ocemg nas peças deverão obedecer aos seus respectivos manuais de aplicação.

 

Participe do Dia C 2024

As cooperativas podem promover suas ações do Dia C ao longo do ano e registrá-las no Sistema de Registro das Iniciativas – Bússola Social, que centraliza informações de todas as entidades cooperativistas do Brasil. Faça a diferença, inscreva a iniciativa da sua cooperativa!

Vale lembrar que há um tutorial mostrando o passo-a-passo do lançamento das iniciativas e o preenchimento do relatório final no sistema de acompanhamento do Dia C.

O prazo para o envio das iniciativas termina em 31 de dezembro.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg