Imagem - Ocemg
Notícias

Anuário 2024: Coops já podem enviar dados ao Sistema Ocemg

15/01/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A partir dos dados coletados, entidade desenvolve estratégias eficazes em apoio ao cooperativismo mineiro.

 

O Sistema Ocemg já está coletando as informações para o 19º Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. A publicação, que é o censo do cooperativismo de Minas Gerais, traça um panorama do setor estadual para demonstrar a força do movimento e desenvolver ações para alavancar os serviços e produtos ofertados pelas cooperativas.

O prazo começou no dia 2 de janeiro e se estenderá até o dia 28 de março. A entidade orienta as cooperativas a responderem à pesquisa quanto antes. A participação é essencial para obter um retrato preciso do modelo de negócios cooperativista. O preenchimento das informações é feito por meio do Sistema de Informação Gerencial (SIG). Vale lembrar que os dados na plataforma são confidenciais.

No ano passado, 701 cooperativas participaram da pesquisa, número que representa 90% do total de coops do Estado. A partir da análise, foi possível atualizar dados e perceber o crescimento do setor. O número de cooperados em Minas Gerais cresceu 17% em relação a 2022, totalizando 2,8 milhões. Além disso, o número de colaboradores aumentou em 7%, atingindo a marca de 55 mil. No total, o cooperativismo mineiro movimentou 118,4 bilhões em 2023, montante que é 27% maior quando comparado ao ano anterior.

Presidente reforça a importância

A contribuição das cooperativas, não apenas aprimora a precisão do anuário, mas também identifica boas práticas e áreas de aprimoramento. Isso ajuda na definição de estratégias de crescimento, investimentos e políticas internas, impulsionando a eficiência e a sustentabilidade das coops, fortalecendo a base para futuras decisões.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, destaca a importância da participação das cooperativas no Anuário. “O levantamento também será usado para implementar ações que criem oportunidades de negócios para todos os ramos, pois permite a análise das informações econômicas e financeiras sobre os mercados, cenários e tendências do setor, disponibilizado para as cooperativas, a imprensa, universidades e órgãos públicos”, mostra.

Scucato enfatiza ainda que, a partir dos dados coletados, o Sistema Ocemg desenvolve estratégias eficazes em apoio ao cooperativismo mineiro. “Com informações concretas, podemos identificar áreas de foco, compreender desafios e oportunidades, direcionando nossos esforços para fortalecer e promover o crescimento sustentável das cooperativas, nosso objetivo primordial.”

Saiba como participar

O anuário revela, com precisão, o papel vital das cooperativas, fornecendo uma visão abrangente de seu desempenho econômico. Ao acessar o SIG, será preciso informar a matrícula correspondente ao registro no Sistema Ocemg e a senha do ano anterior.

Além de preencher o questionário, as cooperativas devem autorizar sua inclusão no ranking. Isso não gera custos e a colaboração é fundamental para representar com precisão o setor no Estado.

Em caso de dúvidas, as cooperativas podem contatar o Sistema Ocemg por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (31) 3025-7138 para obter suas credenciais.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg