Imagem - Ocemg
Notícias

Anuário 2024: entenda a importância de encaminhar os dados de sua coop para a pesquisa

15/02/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cooperativas têm até o dia 28 de março para submeter as informações no sistema

 

O levantamento de dados para o próximo Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro já está em andamento pelo Sistema Ocemg. A coleta de dados iniciou em 2 de janeiro e permanecerá ativa até 28 de março. A publicação serve como um retrato do cooperativismo no Estado, destacando sua influência e contribuição para a economia e a sociedade local.

Além de oferecer uma visão detalhada do setor, o Anuário também objetiva impulsionar iniciativas que promovam o crescimento e aprimorem os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas. “A participação de cada cooperativa é fundamental para garantir uma representação precisa do modelo de negócios cooperativista em Minas Gerais”, reforça o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Como participar

O processo de participação é simples, já que o preenchimento das informações é feito por meio do Sistema de Informação Gerencial (SIG). Ao acessar o SIG, basta fornecer a matrícula correspondente no Sistema Ocemg e a senha do ano anterior. Além disso, as cooperativas podem autorizar sua inclusão no ranking, sem qualquer custo adicional. Vale lembrar que os dados na plataforma são confidenciais.

Em caso de dúvidas, as cooperativas podem entrar em contato com o Sistema Ocemg por e-mail ([email protected]) ou telefone (31) 3025-7138 para obter assistência.

Anuário na prática

Por oferecer um panorama preciso do cooperativismo em Minas Gerais, o Anuário faz total diferença nos planejamentos estratégicos do Sicoob Copermec. “Todos os anos, nós utilizamos o documento para realizar estudos do Planejamento Estratégico da Cooperativa”, explica a gerente de Performance da coop, Virgínia Pereira do Nascimento. “O Anuário nos ajuda a compreender a nossa realidade e como estamos em relação às nossas coirmãs. Portanto, quanto mais entidades participarem, mais dados teremos para trabalhar”.

Virgínia reforça: o intuito do anuário não é gerar competição entre as cooperativas, mas sim identificar boas práticas e trocar experiências para que todas possam crescer juntas. “A partir do documento, nós conseguimos compreender a realidade individual das coops e do setor como um todo. Com esse conhecimento, conseguimos realizar encontro de intercooperação, além de traçar metas a longo prazo e planos de ação relevantes para o fortalecimento da cooperativa e de todo o ramo”.

A gerente de Comunicação e Marketing da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Ayla Mìcheline, conta que o Anuário é uma ferramenta importante, pois permite a visualização da performance e crescimento da coop. “Utilizamos o documento como uma forma de nos avaliar perante as demais cooperativas de mesmo ramo, para  melhorar nossos processos e resultados”, explica.

Por isso, ela deixa um recado para as cooperativas mineiras: não percam o prazo. “O anuário é uma ferramenta que nos mostra onde estamos, como e em que cenário performamos, nos dando insumos para traçarmos aonde queremos chegar. Quem possui visão e gestão de futuro precisa valorizá-lo”, reforça. “A presença de cada uma potencializa a base de dados e permite uma análise mais robusta do desempenho e da relevância econômica e social de todo o sistema”, conclui.

 

 

 

 

 

 

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg