Imagem - Ocemg
Notícias

Aplicativo e Site do Anuário do Cooperativismo Mineiro contribuem para a difusão dos resultados do setor

18/07/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A principal publicação do Sistema Ocemg, o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, consolida, este ano, dois canais importantes para difusão dos resultados do setor: o site e o aplicativo Cooperativismo em Minas, que pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play.

Ambas as plataformas foram cuidadosamente desenvolvidas, como ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato: “Este estudo, que está na sua 17ª edição, se solidificou por reunir dados essenciais sobre o cooperativismo no Estado, oferecendo uma visão abrangente e detalhada do setor. E, além da versão impressa, estamos agora em multiplataformas que facilitam o acesso a essas informações, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam o poder transformador do cooperativismo mineiro”.

Com o intuito de levar esse conhecimento a um público ainda mais amplo, o Sistema Ocemg criou, no ano passado, o site AnuárioMineiro.coop.br. Nele, os visitantes encontrarão uma versão on-line completa do anuário, com informações atualizadas, gráficos e recursos de pesquisa avançada. Ou seja, agora, é possível explorar e analisar os dados do cooperativismo em Minas Gerais de forma mais dinâmica e personalizada.

Além disso, a entidade já havia lançado, em 2018, o app Cooperativismo em Minas, uma ferramenta móvel que permite o acesso às informações do Anuário por meio de smartphones e tablets. Com o aplicativo, os usuários podem consultar dados estatísticos, gráficos e análises sobre as cooperativas em Minas Gerais, de maneira conveniente e intuitiva. O app também oferece uma calculadora do valor de referência do leite, criado pelo Conseleite-MG, do qual o Sistema Ocemg é membro, e um catálogo de cooperativas, com seus respectivos serviços e produtos disponíveis, possibilitando que o usuário pesquise e acesse um mapa de localização das coops.

Crescimento em Minas

Seguindo uma tendência de crescimento ano após ano, a edição do anuário, lançada no início deste mês, apurou a criação de 3.579 postos de trabalho gerados por cooperativas no ano passado, um incremento de 7% em relação ao ano anterior.

 

Outro dado de destaque é o aumento do número de cooperados, que saltou 16,7% – de 2,4 milhões para 2,8 milhões, de 2021 para 2022. A movimentação financeira do segmento cooperativista fechou o ano passado em R$ 118,4 bilhões, um valor 120,7% maior que os R$ 53,7 bilhões movimentados pelas coops mineiras nos últimos cinco anos.

Hoje, o cooperativismo responde, sozinho, por 12,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e conta com surpreendentes 39,2% de sua população envolvida nessa atividade.

Para ler na íntegra o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, acesse o site AnuárioMineiro.coop.br ou baixe o app Cooperativismo em Minas, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg