Imagem - Ocemg
Notícias

Audiência Pública na ALMG confirma importância do cooperativismo no Estado

17/12/2019
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Em audiência pública conjunta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada no dia 10 de dezembro, pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Agropecuária e Agroindústria, foi instalada a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG) em sua 19ª Legislatura e empossados seus membros.
A plenária teve como objetivo ainda debater a importância do segmento cooperativista para o Estado. A Frencoop-MG conta com a adesão de 66 deputados, o que corresponde 85,7% do total de 77 representantes estaduais que atuam na ALMG.

O Sistema Ocemg marcou presença na audiência e contou com a presença também de dirigentes das cooperativas mineiras de diversos ramos, cooperados e representantes do governo. Para o presidente da organização, Ronaldo Scucato, a ALMG é o local onde a sociedade se reveste de autoridade para que seus pleitos sejam atendidos e o apoio e fomento ao cooperativismo são muito relevantes para cerca de 25% da população do Estado envolvida com o segmento. “Não existe modelo melhor para o povo que a democracia e o poder Legislativo, aplicado nesta Casa, tem grande relevância no processo democrático”, frisou.

O presidente da Frencoop-MG, Antônio Carlos Arantes afirmou que “o cooperativismo nunca foi tão importante tendo em vista um mundo capitalista e competitivo, se você é um empreendedor pequeno, a melhor maneira para se tornar grande é se associando a uma cooperativa”.

“Nossa proposta é que esta Casa, por meio dos parlamentares, possa cumprir o papel de representar os anseios de cada um dos ramos do cooperativismo”, complementou o vice-presidente da Frente, Coronel Henrique.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, enriqueceu o debate apresentando os números do cooperativismo mineiro: atualmente existem 770 cooperativas, que empregam direta e indiretamente cerca de 50 mil pessoas, registrando movimentação de R$ 53,6 bilhões ao ano. Isso corresponde a 9% do Produto Interno Bruto de todo o Estado.

Novidades para o próximo ano

Durante a Audiência Pública, a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Maria Eneila Loiola, confirmou a reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo, que contará com representantes de diversas secretarias; do Sistema Ocemg e da Frencoop-MG. A primeira reunião está prevista para janeiro de 2020. “O objetivo é fomentar, propor e elaborar ações e políticas voltadas para tornar o setor cooperativista cada vez mais forte em Minas”, explicou Maria Eneila.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg