
Novo ciclo do programa reforça a profissionalização das cooperativas e promove a modernização do setor
Em um mercado onde a inovação e a gestão eficiente são determinantes para o sucesso, as cooperativas têm investido cada vez mais nessas competências. Por isso, 600 dirigentes cooperativistas se reuniram na semana passada (19/02), em Belo Horizonte, no seminário de lançamento do novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) promovido pelo Sistema Ocemg.
O evento contou a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que fez questão de prestigiar a iniciativa. “Hoje, 30% das cooperativas que estão no PDGC são de Minas Gerais, mas 60% das premiadas no Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão são daqui”, elogiou Lopes de Freitas. “Isso mostra que o coop mineiro está fazendo um trabalho muito bem feito, capitaneado pelo Sistema Ocemg, que realiza uma mobilização sem igual em torno do programa, que dá as ferramentas necessárias para as cooperativas avaliarem sua gestão e planejarem melhorias de curto, médio e longo prazos”.
Na avaliação do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a gestão qualificada é a chave para o futuro das cooperativas. “Precisamos olhar para a gestão não como um desafio, mas como uma grande oportunidade para crescer com solidez e competitividade”. Scucato ressaltou ainda a importância das pessoas no modelo de negócios.
O evento também foi prestigiado pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte, o vereador Maninho Félix, pela presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Patricia Di Iório, e pelo diretor do Sebrae Minas, Douglas Cabido.
NÚMEROS
Em 2024, 429 cooperativas concluíram o PDGC. Ao todo o Estado registra um crescimento de 118% nas adesões ao programa desde que ele foi iniciado, em 2013. No total, 583 cooperativas já passaram pelo programa, representando 73% do quadro social registrado no Sistema Ocemg. Além disso, foram realizadas mais de 2.300 visitas técnicas nos últimos doze anos, totalizando 65 mil km percorridos no último ano.
“Os números mostram que as cooperativas que investem em gestão e governança têm resultados concretos”, afirma o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages. “O crescimento expressivo da adesão ao PDGC prova que estamos no caminho certo. Agora, o desafio é aprofundar esse movimento, garantindo que a profissionalização do setor acompanhe as transformações do mercado e gere impactos positivos para toda a sociedade”.
Para 2025, as metas do Sistema Ocemg para o PDGC são ambiciosas. “Queremos terminar o ano com 40 cooperativas premiadas”, antecipou Gatti Lages. “Também projetamos subir de 429 para 500 o total de cooperativas mineiras inscritas no programa”. Vale destacar: as inscrições terminam dia 25 de abril e podem ser feitas pelo site da premiação.
COM A PALAVRA, O COOPERADO
Veja o que nossas lideranças pensam sobre o PDGC
Ver essa foto no Instagram
Confira o que mais se falou no evento
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram