Imagem - Ocemg
Notícias

Café Rural leva informações sobre o clima para produtores do Vale do Rio Doce

16/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Produtores rurais da região de Governador Valadares se reuniram no Armazém da Cooperativa para o Café Rural, no dia 09 de outubro, para debaterem a temática “O clima na região do Vale do Rio Doce e os efeitos do El Niño para a próxima safra”. O evento foi organizado pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, em parceria com o Sicoob Crediriodoce, a União Ruralista Rio Doce (URRD) e o Sindicato Rural de Governador Valadares, que trouxeram o climatologista, Ruibran dos Reis.

 

O primeiro palestrante foi o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Carlos Andrade que apresentou um levantamento de dados meteorológicos dos últimos 30 anos em Governador Valadares e região. O objetivo da pesquisa foi encontrar padrões nas condições climáticas do Vale do Rio Doce ao longo dos anos. “Durante o estudo, foi avaliado que anos atrás nós já tivemos uma situação climática parecida com essa. Partindo disso, elaboramos ações que podem minimizar os efeitos do clima na produtividade rural. No manejo de gado, trabalhar pelo bem-estar animal com sombreamento e resfriamento para os animais, já na agricultura, o cuidado com as pragas e doenças deve ser constante.”, afirmou Carlos após o evento.

 

Após a apresentação de Carlos, time do Sicoob Crediriodoce apresentou uma nova condição de compra no Armazém da Cooperativa. Com o objetivo de ajudar os produtores rurais num momento delicado para a atividade, o produtor que realizar qualquer compra no Armazém da Cooperativa com o cartão Sicoob Card, poderá parcelar em até seis vezes sem juros.

 

Na sequência, Ruibran dos Reis apresentou as previsões do clima em Governador Valadares e região nos próximos meses. Com uma abordagem muito completa, o climatologista não explicou somente sobre as previsões para o Vale do Rio Doce, mas também mostrou como eventos naturais, mesmo que distantes como o “El Niño”, impactam o clima. Ruibran afirmou que o aquecimento global impacta na previsibilidade do tempo, fato que deve fazer os produtores rurais terem atenção redobrada nas estratégias na fazenda.

 

Ao final, o presidente da Cooperativa, João Marques agradeceu aos palestrantes e falou a respeito do mercado do leite, além de explicar as ações governamentais que estão sendo realizadas para ajudar os produtores de leite do Brasil. “Eu acho que a gente teve um momento muito proveitoso nesse Café Rural, com muito conteúdo de qualidade. Foi dito que seremos impactados pelo “El Niño” e teremos inconsistência nas chuvas para a próxima safra, então os produtores precisam buscar orientação técnica e agir com assertividade para garantir a produção.” afirmou o presidente da Cooperativa.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg