Cooperativa já formou cerca de 500 alunos em cursos relacionados ao setor financeiro
Criada há 12 anos, com 20 bancários de diversas instituições financeiras, a Cooperativa de Bancários e ex-Bancários da Zona da Mata de MG (Coprinf) tem como objetivo capacitar profissionais do setor para obterem certificações como CPA 10, CPA 20 e CEA, concedidas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) e recomendadas para quem atua na prospecção de ativos em instituições do ramo. Ao todo, foram capacitados cerca de 500 alunos.
Além disso, a Coprinf, que atualmente conta com 72 cooperados, realiza palestras de educação financeira em empresas e escolas públicas e privadas. “A educação financeira impacta no controle das dívidas, tomada de decisões para investimentos e na busca de uma melhor qualidade de vida, além de possibilitar o planejamento de sonhos”, observa Aristeu Amorim, presidente da cooperativa.
Os temas abordados nas palestras são de acordo com a rotina e realidade do público-alvo. “Focamos nos profissionais que comercializam produtos de investimento, como bancários, cooperados de crédito, e pessoas que desejam ingressar no mercado financeiro”, explica o presidente da coop.
Curso preparatório
O curso promovido pela coop para certificação CPA 10 está disponível nas modalidades presencial e online ao vivo, oferecendo aos alunos maior flexibilidade para conciliar suas rotinas profissionais e de estudos. “É disponibilizada uma apostila com o conteúdo a ser estudado, além de material de apoio. O curso tem duração de seis semanas, com duas aulas semanais, dividido em sete módulos para facilitar o aprendizado. Além disso, é ministrado por profissionais de grande experiência no mercado”, destaca Amorim.
Impacto positivo
O presidente enfatiza que o trabalho da Coprinf tem um impacto positivo significativo na vida das pessoas. “Após as palestras, os participantes adquirem uma maior consciência sobre como gerir seus orçamentos de maneira mais eficaz e descobrem produtos bancários que se adequam à sua realidade e objetivos”, detalha. “Ao proporcionar maior informação sobre questões financeiras, a Coprinf oferece novas perspectivas e empoderamento.
Aristeu acrescenta que a coop trabalha para aprimorar o projeto educacional. “Estamos constantemente buscando fortalecer nossa relação com outras cooperativas e instituições financeiras bancárias de outras cidades”, afirma. “Além disso, estamos planejando abrir um novo curso voltado para nosso público, focado em matemática financeira.”