O capitalismo consciente, o cooperativismo e o papel de cada ator para que a geração de rendas e riquezas sejam proporcionais à geração de impactos positivos nas comunidades são temas do curso Capitalismo Consciente, ofertado pelo Sistema Ocemg desde 2020. Contemplando um novo grupo de cooperativistas, o treinamento foi realizado de 3 a 5 de julho, com foco em abordar o contexto dos negócios no Brasil e no mundo e a forma como as coops podem atuar em consonância com os pilares do Capitalismo Consciente.
Esse novo olhar sobre a prática da condução dos negócios é pautado por quatro pilares: Liderança Consciente, Orientação dos Envolvidos, Cultura Consciente e Propósito Maior, apresentados pela instrutora do curso Francine Póvoa, embaixadora do Capitalismo Consciente Brasil.
Segundo ela, ao se capacitarem, esses cooperativistas se colocam como agentes ativos desse processo de mudança da forma como o capitalismo acontece. “Precisamos estar sempre preparados para colocar nossos conhecimentos em prática, como aqueles acumulados em viagens, conversas e, principalmente, em capacitações”, frisou.
Outro ponto de atenção, de acordo com Francine, é que as cooperativas sejam ambientes propícios e abertos à inovação, em que os colaboradores e cooperados se sintam a vontade para experimentar e propor. “E você, como liderança, deve pensar essa relação com a cooperativa, se a cultura atual da coop propicia o atingimento do seu propósito ou o dificulta”, resumiu.
O conteúdo do curso contempla temas como o novo capitalismo, liderança com propósito, pilares do capitalismo consciente, geração de valores e alinhamento de práticas de gestão ao propósito do negócio, entre outros. A partir dele, os participantes são incentivados a identificar em suas cooperativas situações, práticas de gestão e iniciativas relacionadas ao capitalismo consciente e, ainda, a sugerir a implantação de novas ideias.
O curso faz parte do portfólio de cursos do Sistema Ocemg desde 2020 e foi elaborado com o objetivo de gerar impactos positivos nas comunidades de atuação das cooperativas.