A Capebe, de Boa Esperança, colhe os frutos dos investimentos feitos nos últimos quatro anos. No período, a cooperativa revitalizou sua Fábrica de Ração e expandiu seus produtos para o mercado.
Em 2016, a Fábrica de Ração passou por uma reestruturação com a aquisição de novos equipamentos, atualização dos processos, contratação de profissionais especializados e variação no mix de rações oferecidas ao cooperado.
O resultado foi um crescimento de 19,7% na produção em quatro anos: a fábrica passou de 1.282 toneladas/mês para 1.535 toneladas/mês em 2019. No acumulado dos quatro anos, o setor de rações somou R$ 16 milhões em renda para a cooperativa.
Já o mix de produtos também teve investimento direto com foco na expansão de mercado. Os lacteos são produzidos pela Capebe Laticínios, entre eles: leite Blink Capebe ? um produto UHT com embalagem 100% reciclada e selo de Agricultura Familiar – bem como queijos, manteiga, requeijão e doce de leite.
A cooperativa promoveu a aproximação junto aos representantes comerciais que vendem os produtos em Minas Gerais e São Paulo, traçando estratégias para buscar mercados como cozinhas industriais, presídios e casas de idosos. Além disso, a área de atuação foi readequada para otimizar a logística de pedidos e entregas de produtos.
Um plano de expansão foi gerado, aumentando de 40 mil litros de leite/dia para 70 mil litros leite/dia em dois anos. A inserção dos produtos em redes de supermercado do Sul de Minas como Bretas, ABC e CB Supermercados também foi consolidada.
“É perceptível a evolução da nossa cooperativa nesses últimos quatro anos. Fizemos questão de ouvir os nossos cooperados e realizar as mudanças, sugestões e críticas que nos eram repassadas”, afirma o diretor presidente, Sebastião da Costa Reis.