Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg desenvolve plano de ação com catadores de recicláveis de Divinópolis

08/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg recebeu, no dia 28 de outubro, a visita de quatro catadores de materiais recicláveis de Divinópolis e de representantes do Sicoob Divicred e do Sicoob Crediverde, que atuam com a organização no projeto Tratamento de Resíduos Sólidos. A iniciativa foi criada pelas cooperativas em 2020, como conclusão da sua participação no Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS) e, desde então, é promovido na região.

Esse foi o primeiro encontro na capital mineira, visto que o grupo já se reuniu em outras oportunidades na cidade da região Centro-Oeste mineira. Segundo a analista do Sistema Ocemg, Lidiane Arantes, foi desenvolvido com os participantes do projeto um plano de ação, a partir dos resultados de um diagnóstico participativo, em que foram potencializadas as vocações de cada membro e os eixos estruturantes para o desenvolvimento do grupo.

“Assim, começamos a visualizar um caminho e as ações necessárias para a construção deste caminho, como o estabelecimento de graus de divisão e coordenação das tarefas, para dar o senso de autonomia e responsabilidade e que todos tenham conhecimento das iniciativas, possam tomar decisões e sejam parte das soluções”, completou Lidiane.

O plano de ação foi dividido em eixos como Melhoria e Manutenção da Infraestrutura, Equipamento de Proteção Individual, Sensibilização da Sociedade e Imagem dos Catadores, além de ter um grupo de catadores responsável pela criação do Comitê de Criação da cooperativa. “Foi este grupo que recebemos no Sistema Ocemg para que pudéssemos conversar com representantes da Gerência Jurídica para tirar as dúvidas sobre a legalização de uma cooperativa, documentos necessários, entre outras”, explicou a analista, que acrescentou que, na ocasião, eles repassaram o plano de ação, criado por eles mesmos no encontro anterior, agora formatado pela equipe do Sistema.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg