Imagem - Ocemg
Notícias

CCPR inaugura fábrica de rações em Curvelo

04/11/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Unidade industrial está sendo construída em três etapas e será a maior fábrica de nutrição animal da América Latina, com projeção de produção anual de 1,2 milhão de toneladas

 

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), maior cooperativa de coleta de leite brasileira, deu mais um passo para também se consolidar como uma das maiores fabricantes de ração animal do país, com a inauguração de uma nova fábrica.  A solenidade, realizada no dia 31 de outubro, contou com mais de 400 participantes. Dentre eles, estavam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o vice, Professor Mateus Simões, o presidente da CCPR, Marcelo Candiotto e, representando o Sistema Ocemg, o Assessor Institucional, Geraldo Magela.

A nova fábrica, instalada no Distrito de São José da Lagoa, em Curvelo, faz parte do projeto de expansão das operações da CCPR, em resposta à crescente demanda por nutrição animal. De acordo com dados do IBGE, a central de cooperativas atende a 15% do mercado de rações de Minas Gerais. Com o novo complexo, deverá expandir esse percentual para mais de 10% até 2026. A expectativa é que, com a conclusão do projeto, a produção passe das 300 mil toneladas anuais, produzidas atualmente na unidade de Contagem, para 1,2 milhão.  

Com investimento de R$240 milhões, a implementação da nova planta industrial será realizada em três etapas. A primeira, inaugurada nesta semana, terá capacidade de produção de 540 mil toneladas anuais. A segunda, que está 55% avançada, incluirá a construção de secador e silo para secagem e armazenamento de grãos, para até um milhão de sacas. A terceira, incluirá estrutura para a fabricação de ração para animais de estimação e peixes, conforme a demanda do mercado. 

A escolha da cidade de Curvelo não foi por acaso. O município possui fácil acesso à BR-40 e BR-135, o que facilita o escoamento da produção. Em contrapartida, a nova unidade terá um impacto socioeconômico significativo na região. Além da criação de 200 empregos diretos na fase inicial, a atividade também influenciará indiretamente o setor agropecuário local. Especialmente, as cadeias  de milho e soja que deverão crescer para suprir o aumento da demanda de insumos.  

 

Inovação e sustentabilidade

Com 25 hectares, o complexo industrial se tornará o maior, mais moderno e sustentável produtor de soluções em nutrição animal. As instalações contam com tecnologia de ponta, linha de produção automatizada com equipamentos importados da Dinamarca, China e Hong Kong. 

A sustentabilidade também foi prioridade no desenvolvimento da nova planta e irá reproduzir as práticas implementadas em Contagem que, inclusive, já foram premiadas e também destacadas internacionalmente.  Em 2019, a CCPR recebeu o Prêmio Excelência em Gestão de Resíduos. Em 2022, a cooperativa participou da Conferências das Partes (COP 27), no Egito. Convidada pelo Ministério do Meio Ambiente como representante das cooperativas brasileiras, ela apresentou o case da usina fotovoltaica que abastece as suas unidades. O projeto foi desenvolvido em parceria com o MinasCoop Energia, do Sistema Ocemg, que estimula as coops a produzirem a sua própria energia renovável. 

Assim como a unidade de Contagem, a nova fábrica também terá uma estação de tratamento de esgoto, para descarte adequado dos resíduos gerados durante a produção. 

Outra preocupação demonstrada com o meio ambiente é a preservação da vegetação nativa do local. Em vez do percentual de 20% exigidos pela legislação ambiental, a CCPR destinou 10,6 dos  25 hectares do terreno. 

 

Sobre a CCPR

Fundada em 1948, a CCPR atua nos segmentos de coleta de leite, nutrição animal e varejo agropecuário. Atualmente é a maior cooperativa de leite do Brasil, com coleta que ultrapassa 90 milhões de litros por mês. Ela também configura como uma das líderes em nutrição animal, com mais de 500 fórmulas de ração. Formada por 30 cooperativas e 25 mil cooperados, a CCPR possui uma rede de 20 unidades varejistas em Minas Gerais.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg