Foi lançada, no dia 23 de abril, em Patos de Minas, a segunda etapa do Programa Pronascentes, inciativa da qual a Cemil participa e patrocina. A nova fase está diretamente ligada aos produtores rurais cooperados e em regime de agricultura familiar da região do Córrego Canavial, um dos afluentes do Rio Paranaíba.
O Pronascentes é uma iniciativa socioambiental da prefeitura municipal, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), empresas e entidades que visam a proteção, preservação, recuperação e conservação de nascentes das microbacias do Rio Paranaíba.
“A Cemil foi pioneira, em 2015, patrocinando e gerindo a primeira etapa de lançamento do programa, recuperando nascentes nas propriedades das comunidades rurais da região”, explica o analista de meio ambiente, Milton Menezes.
Nesta 2ª etapa, a Central doou todo o material necessário para o cercamento das nascentes como: estacas, arames, catracas e mourões. A prefeitura e o IEF doaram as de mudas de árvores, enquanto os produtores rurais cuidaram do plantio, cercamento e manutenção dessas áreas.
“No total, 17 nascentes serão recuperadas ao longo da execução do programa na região do Canavial. Durante o evento de lançamento, 150 mudas nativas, indicadas e fornecidas pelo IEF, foram plantadas em uma das nascentes de uma propriedade situada às margens do Córrego Canavial”, exemplificou Menezes.