Na última semana, o setor rural e a produção cafeeira se destacaram nas discussões do programe de webinars Oncoop acompanhadas pelo público no canal do Youtube do Sistema Ocemg. Desde abril, a entidade vem promovendo debates relevantes para o cooperativismo no ambiente virtual diariamente.
No dia 14, abordando o assunto Soluções financeiras para o setor rural: gestão e oportunidades, os convidados foram Elson Rocha Justino, diretor-superintendente do Sicoob Central Crediminas, e Eduardo Menicucci, professor associado da FDC. Para Justino, é muito importante informar que as cooperativas de crédito atendem todas as pessoas físicas ou jurídicas, de quaisquer segmentos econômicos ou da sociedade. Ele frisou a capilaridade das cooperativas no Estado: o Sicoob está em 634 cidades mineiras, sendo a única instituição financeira em 226 delas, e complementou: “Participamos, em abril, logo depois da adoção das medidas de isolamento, de diversas reuniões com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde pudemos informar a todos os produtores que as cooperativas continuam com atendimento normal, dentro dos limites impostos pelas condições sanitárias e legais”, explicou.
Setor cafeeiro
Os cenários e oportunidades para o café brasileiro, considerando o papel das cooperativas nesse contexto, foram abordados na webinar do dia 15 de maio, com participação do presidente da Cooxupé, Carlos Augusto, do presidente da Cocatrel e Coccamig, Marco Valério, e da professora da FDC Áurea Helena.
“Dentro de um quadro um tanto atípico que estamos vivendo, inédito até em âmbito mundial, o café prevalece no mercado”, frisou o presidente da Cooxupé. Para ele, o papel das cooperativas é muito relevante para o país, para Minas Gerais, para a sociedade e, principalmente, para os produtores. “Minas, hoje, representa cerca de 51% da safra brasileira de café de 2019 e mais da metade deste café é colocado pelas cooperativas no mercado”, frisou.
“O café é inclusivo, acolhedor, dá energia para quem consome. Não é à toa que o consumo tem aumentado com o início da pandemia”, complementou Marco Valério. Segundo ele, “o Brasil era conhecido como um país produtor de café de todos os tipos e ouvia a máxima de que quem produz tudo, não produz nada, mas hoje nós revertemos isso. Produzimos muitos cafés e de altíssima qualidade, com perfis sensoriais extraordinários, alguns exóticos e o que é mais importante, com grande competitividade”.
Programação da semana
Na webinar de ontem (18/5), que recebeu a professora de gestão de pessoas e liderança estratégica, consultora organizacional, especialista em Educação Corporativa e em Cooperativismo, Adriana Galuppo, o tema foi “Processo criativo: a cooperativa em busca de novas soluções”.
Nesta terça-feira (19/5), o OnCoop contempla as “Estratégias de assistência e modelos de atenção à saúde”. O projeto de webinars do Sistema Ocemg ocorre diariamente, às 14h30, no canal do Youtube da organização.