Faz parte do DNA do cooperativismo o desejo de estimular o desenvolvimento sustentável das comunidades. Alinhada com esta realidade, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou no mês de dezembro a doação de 150 litros de leite UHT Ibituruna para a Casa das Meninas, em Governador Valadares. A instituição acolhe crianças afastadas do convívio familiar. A entrega foi feita pelo gerente geral, Gilmar Oliveira.
A ideia da ação partiu de uma reunião entre os diretores da Coaperiodoce, Guilherme Olinto e João Marques, e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Alcyr Nascimento, que havia visitado a Casa das Meninas e percebeu que a instituição necessitava de leite e materiais de higiene pessoal. Deste encontro surgiu a parceria que fez a diferença para as crianças atendidas.
A cooperativa é atuante em ações solidárias nas 57 cidades em que está inserida. A mais tradicional é a doação de leite UHT Ibituruna para a creche da comunidade de Marilac. A instituição realiza há seis anos o Concurso Leiteiro e converte toda a produção do torneio para a creche.
Para o presidente da Coaperiodoce, Guilherme Olinto, promover o desenvolvimento das comunidades demonstra a força transformadora que a união possui. “Temos como objetivo cumprir e expor para todos os princípios cooperativistas. Nesta ação, conseguimos expressar bem o sétimo princípio do “interesse pela comunidade” que nos move para desenvolver as comunidades em que atuamos”, explica.