A Coaperiodoce, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marilac, promoveu a 7ª edição do do Concurso Leiteiro para fazendas. A cerimônia de encerramento do certame aconteceu no dia 3 de outubro, na Fazenda Baixa do Bugre.
Este ano houve recorde na competição no número de participantes – 18 produtores rurais cooperados no total. O concurso englobou três categorias: até 39.999Kg, acima de 40kg e conjunto. Foram produzidos 1.277.100 quilos de leite in natura, uma média de 35,940 quilos de leite por animal.
“O Concurso Leiteiro de Marilac foi interrompido por 14 anos e há sete anos tomei a iniciativa de resgatar a tradição de promovê-lo anualmente. Ao ver, ano após ano, os números se tornarem mais expressivos, me orgulha muito, pois prova o quanto a nossa região está trabalhando para fazer um rebanho de genética superior e produzir leite de qualidade”, ressaltou o conselheiro administrativo da cooperativa, idealizador do torneio, Mário Dias Leão.
De acordo com o presidente da Coaperiodoce, João Marques, os concursos contribuem para o desenvolvimento dos cooperados e para a evolução genética do rebanho, bem como seu manejo e tecnologias implantadas nas fazendas.
Além de ser uma vitrine dos animais de genética de ponta dos cooperados de Marilac, o torneio também é um evento solidário. Os 1.277.940kg de leite in natura produzidos nesta edição serão industrializados pela cooperativa, convertendo em leite UHT, e doados a instituições filantrópicas da comunidade em breve.