Imagem - Ocemg
Notícias

Cocatrel celebra 60 anos de atuação em prol dos cooperados

24/08/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A Cocatrel celebra, neste mês de agosto, 60 anos de atuação em prol do cooperativismo e da agropecuária em Minas e na região Sul do Estado. Com sede em Três Pontas, a cooperativa surgiu com o objetivo de reunir os produtores rurais da região para juntos e pautados pelos valores do cooperativismo, buscarem as melhores soluções para o agronegócio local.

Graças a mobilização de produtores rurais da região com foco na melhoria das condições de negociação de café e nas aquisições de insumos, a Cocatrel foi criada, valorizando ainda os princípios do cooperativismo. Foi neste contexto que, no dia 14 de agosto de 1960, na sede da Associação Comercial de Três Pontas, dezenas de produtores se reuniram para a assembleia de fundação da cooperativa. A Cocatrel entrou em operação oficialmente em 18 de julho do ano seguinte.

Desde então, e tendo como base os preceitos que levaram a sua criação, a cooperativa busca auxiliar os produtores em cada etapa de seus negócios por meio de uma plataforma completa de produtos e serviços, como assistência técnica, análises químicas, colhedeiras e armazéns seguros em cada cidade onde atua, equipados com sistemas de rastreamento e aptos a receberem cafés com as principais certificações do mundo.

A Cocatrel possui nove lojas agropecuárias e realiza, anualmente, três feiras estratégicas, bem como oferece soluções que garantem aos cooperados financiamentos, adiantamentos, antecipações e negociações no mercado futuro, que os auxiliam na gestão dos seus negócios. Atualmente, a cooperativa recebe, em média, dois milhões de sacas de café, agrega sete mil famílias cooperadas, 600 colaboradores e também atua em Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Santo Antônio do Amparo, Córrego do Ouro, Guapé, Ilicínia, Varginha e Três Corações.

De acordo com o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, “as cooperativas nasceram para implementar estratégias que os produtores, de forma isolada, teriam muita dificuldade de aplicar.  A Cocatrel não foi diferente”. Para ele, a base da cooperativa foi aumentar o poder de negociações em compra e venda dos seus cooperados e, a partir deste serviço, a cooperativa evoluiu para outras ações como oferta de assistência técnica, de armazéns, lojas, bem como realização de feiras e laboratório de análise de solos, entre diversas outras.

Sobre o futuro, ele comenta: “o mercado de café é muito dinâmico e exige uma capacidade de mudança muito grande. Para criar inovações e, também, para seguir as mudanças do mercado. Administramos a cooperativa de olho no futuro e nossa meta é ser referência como a melhor e mais segura cooperativa de café para se fazer negócio. Nosso objetivo é que o produtor encontre aqui tudo o que ele precisa para gerenciar bem suas propriedades. Por isso, estamos sempre evoluindo para oferecer uma plataforma completa de produtos e serviços para ajudar o cooperado a ser cada vez mais próspero e competitivo em seus negócios”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg