Imagem - Ocemg
Notícias

Cocatrel premia produtores com os melhores cafés de 2020

24/11/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Os 25 produtores com melhores cafés da safra deste ano foram anunciados pela Cocatrel no dia 11 de novembro. Em 2020, o número de premiados cresceu proporcionalmente ao aumento de cafés especiais recebidos pela cooperativa, evidenciando a diversidade de sabores e atributos das regiões de atuação da Cocatrel.

O evento “Melhores Cafés Cocatrel” não é um concurso, mas uma premiação, que reconhece os produtores que tiveram os melhores cafés dentre as mais de 48 mil amostras recebidas, classificadas e provadas pela equipe da Cocatrel. A avaliação das amostras de produtos ficou a cargo do Cocatrel Direct Trade (CDT), sendo avaliados aroma, uniformidade, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, dentre outros.

“Os Melhores Cafés Cocatrel é uma premiação absolutamente meritocrática. Em relação ao CDT, estamos em constante evolução. São três anos de trabalho árduo, entregando resultados positivos e crescentes ano após ano. Em 2020 recebemos pela primeira vez cafés acima de 90 pontos, tivemos cafés vendidos para o mercado japonês a R$2.700 a saca, o que também foi um recorde alcançado e, mesmo em tempo de pandemia, conseguimos dobrar o volume de exportação”, explica Gabriel Miari, coordenador do Cocatrel Direct Trade (CDT).

Para Marco Valério Araújo Brito, presidente da cooperativa, “essa premiação é um grande orgulho para a Cocatrel, pois é um momento de reconhecimento, da coroação de um bom trabalho realizado por esses produtores ao longo de toda a safra. Além disso, nos deixa muito felizes constatar a diversidade, não só dos sabores dos cafés, mas também dos produtores e das regiões onde estão suas propriedades, mostrando quão democrática é a produção de cafés especiais”.

Os perfis dos produtores premiados são bem variados, vindos de diferentes cidades, altitudes e tamanhos de propriedades. Dentre os 25 melhores cafés, 56%, 14 amostras, são de produtores com propriedades com tamanhos iguais ou menores que 15 hectares; 8%, 2 amostras, de 15 a 50 hectares; 12%, 3 amostras, de 50 a 150 hectares e 24%, 6 amostras, maiores que 150 hectares.

A Cocatrel garante o valor mínimo de R$1.000 pela saca desses cafés premiados, mas assegura que trabalhará para colocá-los nos melhores mercados do mundo, comercializando por valores que poderão ultrapassar esse montante. Todo valor extra comercializado será repassado aos produtores. Além disso, algumas sacas serão torradas, moídas e colocadas em embalagem personalizadas, contendo todas as informações do café e também um código QR code mostrando sua rastreabilidade, da fazenda até a xícara, conectando o cafeicultor ao consumidor, que pode inclusive valorizá-lo com um valor em dinheiro, que irá direto para sua conta.

Os “Melhores Cafés Cocatrel” estarão disponíveis nas Cafeterias e na loja online da cooperativa e 25% do valor de venda de cada caixinha personalizada também irá diretamente para a conta do produtor. “Tratamos esses cafés com muito cuidado, escolhendo a melhor torra e moagem para cada um deles. Dessa forma, proporcionamos ao consumidor brasileiro a oportunidade de beber cafés de extrema qualidade, que geralmente seriam exportados. Mais uma vez, nos orgulhamos muito dessa premiação, que cumpre o nosso propósito de dar visibilidade e reconhecer os produtores de cafés especiais”, complementa Brito.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg