Ampliando o mix de produtos e para atender as demandas dos cooperados e consumidores, a Cogran inaugurou, em 14 de março, uma nova unidade, a Cogran Alimentos. Nesta nova fase os produtos serão distribuídos com o nome comercial de Gran Campeiro, representando uma grande linha de carne suína.
A inauguração faz parte da comemoração dos 39 anos da cooperativa, que está crescendo em sintonia com as necessidades de seus cooperados. A idealização da Gran Campeiro ocorreu a partir da constatação de que boa parte dos avicultores cooperados também são suinocultores, daí a necessidade da Cogran buscar mercado para esses produtos.
Segundo o presidente Antônio de Melo e Silva, com a linha Gran Campeiro a Cogran amplia suas oportunidades de negócios e acompanha os novos hábitos dos consumidores, que agora buscam mais praticidade em suas compras.
Da concepção do projeto até a inauguração da unidade, instalada no Distrito Industrial Fernando Antônio Almeida, às margens da BR 262, foram decorridos cinco anos, até o moderno espaço que pretende, por meio de tecnologia de ponta e mão de obra especializada, oferecer ao consumidor final alimentos de primeiríssima qualidade.
A Gran Campeiro chega ao mercado com três linhas de produtos suínos: a primeira contempla os cortes in natura e temperados, picanha, alcatra, costelinha e barriga temperada, dentre outros; o segundo grupo reúne os produtos industrializados, que são as linguiças frescas, cozidas e defumadas, bacon defumado e presuntaria; e a outra linha é composta pelos miúdos salgados, muito utilizados no preparo de pratos brasileiros, entre eles a feijoada.
Com capacidade para desossa diária de 400 suínos e de produção de 45 toneladas/dia de produtos acabados, a nova unidade vai gerar 120 empregos diretos, na cidade de Pará de Minas.
A ampliação do portfólio da cooperativa vislumbra todo o mercado nacional e linha suína começou a ser comercializada em varejo e atacado no início de abril.