Grupo é composto por 39 alunos, entre dirigentes e funcionários de 32 cooperativas mineiras
No dia 14 de março, o Sistema Ocemg deu início ao primeiro módulo da 2ª turma do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Gestão de Pessoas. Criado em 2023 pelo Sistema Ocemg em parceria com a HSM, a iniciativa visa desenvolver competências essenciais em gestão de pessoas e fomentar a excelência para a construção de estratégias voltadas ao planejamento, valorização de talentos, gestão de carreiras, inovação e comportamento organizacional.
A nova turma é composta por 39 alunos, entre dirigentes e funcionários de 32 cooperativas. O programa é dividido em seis módulos, totalizando uma carga horária de 84 horas. As atividades serão realizadas em formato híbrido, presencial e on-line.
O primeiro módulo, dado nos dias 14 e 15, foi sobre “Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal”. De acordo com a consultora Allessandra Canuto, o objetivo desta etapa é levar as pessoas a ampliarem a percepção sobre elas mesmas. “A forma como cada uma lida consigo mesmo impacta na sua relação com a gestão de pessoas. Ao conhecerem seus pontos fortes e áreas de melhoria, estes profissionais podem fortalecer suas habilidades e gerenciar suas fraquezas”, mostra. “Durante estes dois dias, exploramos potenciais e desafios para aperfeiçoar nossas relações interpessoais e promover um ambiente de trabalho mais produtivo”, explica Allessandra, que é especialista em disciplinas comportamentais voltadas para educação corporativa, onde atua há mais de 15 anos.
O módulo será finalizado com um fórum virtual marcado para o dia 25 de março.
Já o segundo módulo, sobre o “Ciclo de Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance”, acontecerá no dia 16 de abril, com o encontro on-line em 2 de maio. No terceiro módulo, em 16 de maio, será abordada a “Gestão Estratégica de Pessoas”, com a reunião virtual marcada para 29 de maio.
Seguindo o cronograma, o quarto módulo discutirá a “Criação de Valor por Meio das Práticas ESG”, no dia 13 de junho, com o encontro on-line previsto para 07 de julho. O quinto módulo, programado para 31 de julho e 1º de agosto, tem como tema “Capacitação e Desenvolvimento”, e a agenda virtual desta etapa no dia 22 de agosto. Por fim, o encerramento abordará a “Cultura Ágil e Digital”, em 12 de setembro, com o encontro remoto previsto para o dia 26 do mesmo mês.
A analista de Educação Sênior do Sistema Ocemg, Micheline Grapiúna, explica que a dinâmica do programa foi pensada para destacar a importância da gestão de pessoas para as cooperativas. “Ele é diferenciado, pois os participantes irão levar tarefas para casa. Depois, no encontro on-line, vamos avaliar como foi o resultado dessas atividades”, detalha. “Além disso, nossa expectativa é de que as cooperativas troquem experiência ao longo do ano para aprenderem umas com as outras”.
Divisor de águas
A gestora de recursos humanos da Federação das Unimeds de Minas Gerais, Mariana Chaves, participou da turma de 2022 do Programa. Ela descreve a experiência como uma oportunidade para ter contato com um corpo docente altamente qualificado e temas relevantes que fizeram a diferença em sua trajetória. “Cada módulo trouxe para mim um aprendizado muito grande e os benefícios disso são enormes”, explica. “Minha percepção de liderança foi renovada e eu sinto que me aproximei da minha equipe. Acredito que tenha sido um divisor de águas no meu crescimento profissional”.
Aluna da segunda turma, a analista de Recursos Humanos da Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe), Marcela Azarias Reis, está há 12 anos na coop e, após um longo período atuando na área de departamento pessoal, iniciou a atuação no RH da entidade recentemente. Para ela, participar do programa é o melhor caminho para adquirir mais experiência na área. “É isso que eu preciso para conseguir fazer um bom trabalho. Logo no primeiro módulo, pude perceber que será um curso agregador. Estou grata pela oportunidade de sair com ainda mais conhecimento”.
A assistente de enfermagem em saúde ocupacional da Coopatos, Ana Paula Magalhães, vê o programa como uma transformação pessoal. “Só de estar com outras pessoas, que têm experiências e bagagens diferentes da minha, já é agregador”, conta. “Estou compreendendo melhor algumas questões internas e, com base nisso, irei interagir melhor com a minha equipe. Agora estou com uma visão mais clara sobre como lidar com as expectativas dos funcionários”.
Na avaliação do analista do Sicoob Credimepi, Edhieibson Gonçalves de Freitas, independente do segmento, o programa representa uma oportunidade de trazer um sentimento de pertencimento e de levantar novas ideias para as cooperativas. “Pude perceber que todo o cronograma foi pensado em detalhes, com um conteúdo relevante que, de fato, trará aperfeiçoamento para os participantes”.