Imagem - Ocemg
Notícias

Comitê de Mulheres Elas pelo Coop MG evolui em proposições e ações para o protagonismo feminino no setor

16/05/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Em 2022, o Sistema Ocemg deu um passo importante com vistas na mudança de cultura em diversidade, equidade e inclusão nas cooperativas mineiras. Foi criado o Comitê Consultivo de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais – Elas pelo Coop MG e retomado o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas e, desde então, diversas ações como reuniões, planejamentos e workshops regionais vêm sendo desenvolvidos para tornar as mulheres cada vez mais incluídas e protagonistas nas coops do Estado.

Com o intuito de apresentar para o Comitê os resultados dos workshops regionais de núcleos, realizados em Montes Claros, Belo Horizonte, Varginha, Piumhi e Governador Valadares, o grupo se reuniu no dia 9 de maio.

Nos workshops, conduzidos pelas analistas do Sistema Ocemg Lidiane Arantes e Fabiana Pereira, foi realizado um diagnóstico com as participantes, fazendo o levantamento de uma persona, respondendo perguntas como quem é a mulher cooperativista e o que ela deseja? Além disso, foram apontadas sugestões pelos colaboradores das coops para a sensibilização das mulheres e, por fim, desenvolveram um Plano de Ação para criar núcleos e comitês locais.

Tudo isso foi apresentado foi apresentado durante a reunião do Elas pelo Coop. “De acordo com as escutas regionais, a mulher cooperativista deseja realização, humanização, serviços especiais, qualidade de vida, constituir carreira”, destaca Lidiane sobre consolidação dos debates.

Ainda segundo ela, existem diferenciais propostos pelos participantes que ainda podem ser implementados para que atender esse público, como ações de divulgação, capacitações, escuta ativa das mulheres dentro das coops, entre outros.

O Comitê revisitou ainda o Plano de Ações a fim de priorizar e pensar em um planejamento estratégico com base em fatores-chave de sucesso, que ficaram divididos entre: construção cultural de gênero; sororidade; valorização e protagonismo feminino; comunicação, liderança feminina e equidade; e vulnerabilidade como poder. E, divididas em duplas, as membros do grupo trabalharam cada um desses temas pensando em quais serão as estratégias, metas, ações e públicos-alvo para o atingimento desses fatores de sucesso.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg