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Conheça as 25 diretrizes aprovadas no CBC para os próximos 5 anos

20/05/2024
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As propostas estão relacionadas aos eixos Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação e Negócios

 

Durante o 15º Congresso do Cooperativismo Brasileiro (CBC) foram definidas as diretrizes estratégicas que orientarão o setor de 2025 a 2030. No total, por votação, foram selecionadas 25 diretrizes, dentre as 100 propostas levadas ao evento pelas organizações estaduais.

A análise aconteceu com base em critérios de impacto e urgência das propostas. As duas com maior pontuação, de cada tema, foram consideradas prioritárias, bem como as cinco mais votadas após a escolha das vinte primeiras, independentemente do tema. Foram abordados sete eixos: Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação e Negócios.

O presidente do Sistema OCB ressaltou a importância do evento, que resultou no caminho para a construção do futuro do cooperativismo. “É bonito ver o esforço e dedicação de todos os envolvidos. Durante esses três dias, conseguimos reforçar que o nosso movimento é fruto de uma construção coesa e próspera. Precisamos continuar nos superando, cada vez mais, com coragem e ousadia. O futuro já começou e só precisamos desenhar os detalhes. É só cooperar e seguir nesse processo. Todos juntos”, diz animado.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, também fez uma avaliação positiva do evento, sobretudo pela possibilidade do futuro do cooperativismo poder ser escrito em colaboração, pelas mãos das cooperativas. “As diretrizes são resultado da cooperação de ideias. É a cooperação na prática. A colaboração de cada líder cooperativista de Minas Gerais, com suas experiências e vivências, contribuiu para essa construção”, avalia. “Ela é essencial, especialmente porque vivemos tempos distintos e precisamos dessa capacidade de adaptação diante o futuro que nos espera. É fundamental que firmemos nossas bases em nossos valores e consigamos aplicar esses valores em nossas cooperativas diariamente”, conclui Scucato.

 

As medidas que vão nortear o futuro do coop

 

Comunicação

​1-Definir públicos estratégicos, selecionar canais de comunicação e adaptar a linguagem para atingir todos os públicos de forma eficaz, acessível e inclusiva.

2-Promover ações de sensibilização e engajamento da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os princípios benefícios do cooperativismo, por meio de eventos, campanhas educativas e programas de educação continuada.

Cultura Cooperativista

3-Difundir o cooperativismo na educação formal brasileira em todos os níveis (do ensino básico ao técnico e superior), por meio de parcerias com a escolas, universidades e órgãos educacionais.

4-Promover a formação das lideranças cooperativistas para fortalecer o seu papel como promotoras e multiplicadoras da cultura cooperativista dentro de suas organizações e no movimento.

ESG Ambiental

5-Comunicar à sociedade brasileira e internacional os impactos positivos das ações ambientais realizadas pelas cooperativas.

6-Promover educação ambiental dos cooperados e colaboradores para conscientizar e orientar as práticas das cooperativas.

ESG Gestão

​7-Aprimorar as qualificações das lideranças e cooperados em gestão, fortalecendo as habilidades e conhecimentos para promoção de uma gestão eficaz, estratégica e orientada para resultados.

​8-Promover programas de incentivo para uma maior participação de jovens e mulheres na gestão da cooperativa.

ESG Governança

9-Capacitar os dirigentes a fim de garantir uma cultura de tomada de decisão baseada em dados.

10-Promover a sucessão nas cooperativas, com diretrizes claras e aplicáveis, de forma a garantir a perenidade e a sustentabilidade dos negócios.

ESG Social

11-Investir no desenvolvimento profissional e educacional dos cooperados e colaboradores, oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo, programa de capacitação e incentivos para o aprimoramento de habilidades visando promover o crescimento pessoal e profissional de todos.

12-Realizar estudos que demonstrem os benefícios e impactos positivos da presença das cooperativas no desenvolvimento social das comunidades onde estão inseridas.

Inovação

13-Promover a prática da intercooperação como ferramenta para potencializar a inovação e reduzir custos com tecnologias nas cooperativas.

14-Promover uma maior disseminação das soluções em inovação e tecnologia disponibilizadas pelo Sistema OCB para as cooperativas.

Intercooperação

15-Ampliar a conscientização para o consumo dos produtos e serviços das cooperativas dentro do próprio sistema cooperativista.

16-Promover eventos, encontros, feiras, intercâmbios e fóruns para fortalecimento da intercooperação entre diferentes ramos e cooperativas.

Negócios

17-Capacitar lideranças e equipes cooperativas para desenvolver uma mentalidade orientada para as necessidades dos clientes e/ou cooperados, com foco na agregação de valor.

​18-Expandir o uso de novas tecnologias e inovação, como inteligência artificial, pelas cooperativas para gerar automações, ganho de eficiência e impulsionar o crescimento dos negócios.

19-Promover a prática da intercooperação como ferramenta para potencializar os negócios das cooperativas.

20-Promover ações de educação e conscientização tanto para os cooperados quanto para as comunidades em geral, destacando os benefícios econômicos e sociais do cooperativismo como modelo de negócio estável.

Representação

21- Ampliar o relacionamento entre o sistema cooperativista e os três poderes, incluindo o Ministério Público e os Tribunais de Contas, na construção de legislações e políticas públicas de interesse do cooperativismo em âmbito estadual e nacional.

22- Atuar junto ao Governo Federal para adequar a tributação do INSS de cooperado autônomo.

23- Atuar pela defesa do ato cooperativo nas legislações, normativos tributários e decisões judiciais.

24- Fortalecimento da Lei 5.765/71, com a modernização de dispositivos que ampliem a transformação digital e as fontes de financiamento das cooperativas.

25- Reforçar fontes orçamentárias e adequar linhas de crédito oficiais para todos os segmentos de cooperativismo, garantindo a continuidade das atuais políticas de fomento ao modelo de negócio cooperativista​.

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