O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, participou no último dia 13 de março da primeira reunião do Conselho Paritário de Produtores /Indústrias de Leite no Estado de Minas Gerais (Conseleite/MG).
Na ocasião, foram apresentados os resultados preliminares do valor de referência do leite no estado e discutidos rendimentos industriais, custos do produtor e indústria, leite padrão e mix de produtos. O encontro contou com a participação de todos os conselheiros, representantes do Sistema Ocemg, da Faemg e do Silemg.
A próxima reunião acontecerá em abril, quando os dados consolidados serão apresentados. A ideia é que, em maio, o primeiro valor de referência do Conseleite/MG seja divulgado.
De acordo com o Presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, ainda é necessário um alinhamento em relação a alguns pontos. Contudo, segundo ele já foram levantadas as primeiras informações para alcançar os resultados reais. “Estamos no caminho correto para chegarmos a um número oficial que realmente represente a nossa realidade”, disse.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o Conseleite é aguardado por toda a cadeia como uma ferramenta muito importante para auxiliar e orientar a produção e a comercialização. “A expectativa agora, ao iniciarmos as reuniões, é de termos dados concretos já a partir do próximo mês”.
Já o presidente do Silemg, João Lúcio Carneiro, afirmou que com a apresentação dos números, os produtores e as indústrias vão ter uma visão do seu negócio e fazer ajustes de acordo com a realidade, além de melhorar a eficiência.