O mês de agosto terá em seu calendário três novos Seminários do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Minas Gerais (Conseleite/MG). No dia 15, o encontro acontece no Sindicato dos Produtores Rurais do Prata, no dia seguinte (16/8), a reunião será no Sindicato dos Produtores Rurais de Uberlândia e, por fim, em 22 de agosto, o município de Patos de Minas receberá o seminário, que ocorrerá no Centro de Convenções Unipam.
Iniciados em junho, os encontros têm o intuito de explicar como funciona o Conselho, como se chega aos valores de referência do leite e os benefícios para o produtor rural. Aqueles que quiserem participar devem procurar as cooperativas e sindicatos de cada cidade para se inscreverem de forma gratuita.
Para conduzir os trabalhos, foram convidados professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Roberto Canziani e Vânia Di Addario Guimarães, que desenvolveram o sistema que calcula os valores de referência do leite. Outro palestrante será o vice-presidente da Faemg e presidente da Comissão Técnica de Pecuária Leiteira da organização, Eduardo Pena, que preside ainda a CAARG, de Lavras.
A previsão é que, até o final do ano, sejam realizados 12 Seminários do Conseleite/MG.
Valor de referência
O valor de referência é divulgado todos os meses no site do Consleite/MG, levando em consideração o custo de produção do produtor rural e o custo de transformação pela indústria que compra o leite. O objetivo da iniciativa é ser base para a negociação entre produtores e indústria. O preço real por cada produtor deve contar com particularidades como volume, qualidade da produção, sua fidelidade junto ao laticínio, entre outros.