Uma reunião na Casa do Cooperativismo Mineiro, no dia 20 de fevereiro, marcou a retomada do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop). Na ocasião, foram empossados os membros do conselho e debatidos temas importantes para o segmento.
Cerca de 30 pessoas estiveram presentes representando as secretarias de Estado de Desenvolvimento (Sede); de Fazenda; de Educação, de Planejamento e Gestão (Seplag); de Governo (Segov); de Desenvolvimento Social (Sedese); Ocemg; Sescoop/MG; Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg); União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Estado de Minas Gerais (Unicafes/MG) e representantes indicados pelo Sistema Ocemg dos ramos Saúde, Crédito, Trabalho, Agropecuário e Transporte.
Na abertura do encontro, Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, foi enfático: “da parte do cooperativismo, representada neste conselho, nós asseveramos que faremos tudo para auxiliar na melhoria e na consolidação desta entidade em Minas Gerais, fortalecendo cada vez mais o setor que é tão importante para o Estado”.
“Sinto-me muito honrado em fazer parte do Cecoop. Entendo como um engrandecimento pessoal conhecer melhor e atuar em prol do cooperativismo”, frisou o deputado estadual, Fernando Pacheco Fialho, representante da Frencoop-MG.
O presidente do Cecoop, Douglas Cabido, e também superintendente de Desenvolvimento e Potencialidades Regionais da Sede, discorreu sobre a atuação do conselho e se mostrou otimista com o futuro. ?O cooperativismo é um setor com o qual as pessoas podem contar. Mesmo com ótimos números ainda há muito o que crescer neste segmento”, disse.
“Nossa expectativa é muito grande, visto que o Cecoop volta a se reunir após um período sem atuação e se propõe novamente a analisar as demandas de todo o setor cooperativista. Esse canal de interlocução com o setor governamental é muito importante para o desenvolvimento do cooperativismo no Estado”, ressaltou o presidente da Coopifor e membro do conselho pelo ramo Trabalho, José Aílton Junqueira.
Instituído pela Lei Estadual nº 15.074, de 2004, o Cecoop teve seu funcionamento regular até 2014. Entre 2015 e 2018, não foram convocadas reuniões do conselho. A retomada foi iniciada em 2019, com aproximação do setor junto ao atual governo e à Sede, sendo a primeira reunião o resultado desse entendimento entre as partes.