Imagem - Ocemg
Notícias

Construindo o Amanhã: Parceria entre Sicoob Credcooper e Funcime beneficia jovens na região das Matas

11/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Em um mundo onde as desigualdades sociais se aprofundam, a cooperação emerge como um farol de esperança, demonstrando que é possível construir uma sociedade mais justa e solidária.

Na região das Matas de Minas Gerais, o Sicoob Credcooper, em parceria com a Fundação Educacional Cidade dos Meninos (Funcime), exemplifica o poder transformador do cooperativismo através do projeto Construindo o Amanhã“. Este programa não só reflete os valores fundamentais cooperativistas, como também ressoa com a missão do Sistema Ocemg de promover o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a cooperação.

A Funcime possui uma estrutura de apoio educacional abrangente, oferecendo desde refeições até cursos profissionalizantes para jovens em situações de vulnerabilidade. Ela tem um histórico de sucesso na inserção de seus assistidos no mercado de trabalho, graças às parcerias com empresas locais. Com a colaboração do Sicoob Credcooper essas oportunidades são ampliadas, oferecendo aos jovens formação profissional e a possibilidade de emprego na própria cooperativa ou em outras empresas parceiras, reforçando o ciclo de desenvolvimento econômico e social.

A seleção de instrutores e mentores dentre os empregados da cooperativa cria um ambiente de aprendizado inclusivo e de suporte, onde os participantes podem se beneficiar da experiência e do conhecimento de profissionais estabelecidos, o que enriquece a experiência educacional e também fortalece a conexão entre os jovens e a cooperativa, promovendo um sentido de comunidade e pertencimento.

O programa oferece incentivos tangíveis para o desempenho excepcional, incluindo contratos de trabalho para o aluno com a maior nota e prêmios em dinheiro para os membros do grupo vencedor do trabalho sobre cooperativismo. Esses incentivos motivam os participantes a se engajarem plenamente no programa e destacam o compromisso do Sicoob Credcooper com o reconhecimento e recompensa de esforços e talentos.

O “Construindo o Amanhã” já beneficiou mais de 250 jovens ao longo dos anos e vários dos assistidos ingressaram no quadro de colaboradores da cooperativa através do próprio programa. Esta é a história da parceria entre o Sicoob Credcooper e a Funcime, uma aliança que transcende a cooperação institucional para tocar vidas, inspirar sonhos e construir pontes para um amanhã mais promissor.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg