Com foco na busca pela excelência da gestão, otimização dos serviços prestados e a melhoria da comunicação entre os colaboradores, a Coocafé está investindo, desde o mês de maio, no projeto Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na Estrada.
CSC é o nome que o Centro Administrativo da cooperativa passou utilizar no ano passado, a partir de uma reorganização de processos e estrutura, que dá mais suporte para as pontas.
As primeiras viagens dos emissários do projeto foram às Unidades Comerciais de Durandé (MG) e Brejetuba (ES). Durante as visitas, os representantes dos setores de Controladoria, Desenvolvimento Humano, Financeiro e Marketing, tiveram a oportunidade de apresentar de forma macro os trabalhos realizados por cada departamento, tornando a comunicação mais eficaz e mantendo contato físico ao auxiliar nas atividades do cotidiano.
A cooperativa desenvolveu esse projeto por meio de um comitê interno, com o intuito de melhorar a comunicação entre os próprios colaboradores e consequentemente o clima organizacional. O objetivo da iniciativa é aproximar a central de atendimento de seus clientes internos: as unidades de negócios – café, insumos e rações.
De acordo com a gerente de Recursos Humanos (RH) da Coocafé, Samira Costa, os propósitos do trabalho são, por exemplo, atender às demandas dos colaboradores das 14 unidades da cooperativa de forma mais personalizada, integrar as áreas, melhorar o clima organizacional e otimizar processos.
O resultado é que a ação tem repercutido entre as unidades da cooperativa. Após as apresentações os colaboradores se reúnem para alinhamento de demandas e possíveis melhorias nos processos internos da cooperativa, com a finalidade de melhorar cada vez mais o atendimento ao cooperado, fazendo com que a Coocafé alcance o patamar de Excelência em Gestão.