A Coocafé é parceira da starup francesa NetZero no projeto da primeira fábrica dedicada à produção de biochar da América Latina, inaugurada no dia 20 de abril, na cidade de Lajinha, com a presença da gerente Geral do Sistema Ocemg, Isabela Pérez.
O biochar é um produto à base de resíduos de café que melhora a fertilidade do solo e torna a agricultura mais sustentável. A fábrica recém-inaugurada poderá produzir mais de 4.500 toneladas de biochar por ano, o que significa remover anualmente mais de 6.500 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera.
Na prática, o biochar estabiliza de forma duradoura o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera por meio da fotossíntese. Trata-se de um carbono estável que é colocado no solo para armazená-lo longe da atmosfera e este processo ajuda a reter mais água e nutrientes na terra, reduzindo a necessidade do uso de fertilizantes.
A NetZero firmou essa parceria com a Coocafé, que reúne mais de 10 mil cafeicultores que fornecerão milhares de toneladas de resíduos não utilizados provenientes do processo de envelhecimento do café que serão transformados em biochar. E estes mesmos cooperados irão utilizar o biochar para melhorar a produtividade das culturas e reduzir a utilização de fertilizantes, ao mesmo tempo que ajudam na remoção do carbono.
A nova fábrica em Minas Gerais poderá produzir mais de 4.500 toneladas de biochar por ano, o que significa remover anualmente mais de 6.500 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera.