Com mais de duas décadas de existência, o Projeto Escola no Campo, da Coocafé, mantém sua essência de ensinar sobre a sustentabilidade por meio da educação ambiental. A iniciativa encerra o ciclo 2022 com participação efetiva dos estudantes e premiação de 10 alunos e professores.
Após três meses de estudos através da cartilha disponibilizada pela Coocafé, os mais de 800 participantes do projeto prepararam um desenho e uma frase que melhor representassem o aprendizado. A dedicação dos mais de 70 professores, que abraçaram mais uma vez o projeto, fez com que o resultado fosse melhor do que o esperado.
Nas edições passadas, o projeto premiava os três melhores desenhos e frases e agora passou a premiar 10 alunos, professores e escolas. Do quarto ao décimo lugar, todos os alunos receberam um jogo pedagógico, para que continuem a aprender e desenvolver habilidades e técnicas financeiras. E, como novidade também para esta edição, os três alunos com os melhores desenhos e frases receberam como premiação uma bicicleta, incentivando a mobilidade e a prática de atividades físicas.
A frase do aluno Victor Hugo da Silva Freitas Madeira, da escola Estadual Antônio Sathler, de Lajinha, foi a grande vencedora do Projeto Escola no Campo 2022: “Pensar em sustentabilidade é pensar no futuro!”. E seu desenho representou todo o aprendizado, apresentando a utilização de técnicas e tecnologias para os cuidados essenciais com o meio ambiente através das práticas de campo.
Evento
No dia 23 de setembro, a Coocafé realizou um evento de encerramento dos estudos da cartilha, com a presença dos diretores e conselheiros administrativos da cooperativa. O presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, destacou a importância dos alunos guardarem esses ensinamentos para que cresçam adultos social e ambientalmente responsáveis. Cerqueira agradeceu o empenho dos professores e a abertura que as escolas dão à cooperativa para que possam contribuir com o desenvolvimento comunitário através do projeto, e completou parabenizando a todos pela participação.