Com foco em expandir os horizontes da cooperativa, gerar novas conexões, parcerias e negócios, a Coocafé, de Lajinha, recebeu por meio da Trip to Origin, no dia 13 de novembro, potenciais parceiros internacionais para conhecer a estrutura da cooperativa e entender sobre seu funcionamento.
O presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, conduziu uma breve apresentação da cooperativa, seus princípios e práticas e sobre a relação entre Coocafé seus cooperados, colaboradores e a comunidade.
Houve ainda um momento em que os compradores puderam tirar suas dúvidas e entender mais e melhor sobre o café, além de um cupping, eles conheceram, experimentaram e avaliaram 17 tipos diferentes de cafés produzidos na região (Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo).
O grupo visitou ainda o armazém geral de Lajinha para conhecer como é feito o armazenamento e o processo que o café passa até ser vendido.
O saldo para ambos os lados foi extremamente positivo, a troca de experiências e conhecimento foi de grande valor para cooperativa, e teve igual impacto para todas as partes envolvidas. “Minhas primeiras impressões são ótimas, eu estou muito impressionado com o trabalho que os produtores estão fazendo em termos de sustentabilidade e de café de muitíssima qualidade”, disse François Justet, comprador internacional e organizador do Trip to Origin. “Esta está sendo uma ótima oportunidade para começar o que pode vir a ser uma relação duradoura”, completou.