Imagem - Ocemg
Notícias

Coocafé recebe visita de alunos de curso técnico em Agropecuária da Univértix Matipó

08/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

No dia 26 de outubro, a Central Coocafé recebeu a visita dos alunos do curso técnico em agropecuária da Faculdade Univértix, de Matipó/MG. Os estudantes estão cursando a disciplina de cooperativismo, além de conteúdos voltados para a cafeicultura e pecuária. A visita teve como objetivo agregar ainda mais valor aos ensinamentos recebidos e conhecer na prática como a cooperativa funciona.

O diretor presidente, Fernando Cerqueira, deu as boas-vindas ao grupo e falou sobre a importância da dedicação aos estudos, que farão com que os alunos se destaquem não só no ambiente universitário, mas, principalmente, no mercado de trabalho. O diretor de produção e comercialização, Pedro Araújo, fez a apresentação institucional da Coocafé e detalhou informações sobre a atuação da organização tanto no sentido cooperativo quanto como empresa que atende as necessidades do produtor e das produções agrícolas e pecuaristas.

Com o crescimento da Coocafé e duas unidades prestes a serem inauguradas (Muniz Freire/ES e São João do Manhuaçu/MG), o analista de Desenvolvimento Humano da cooperativa, Felipe Almeida, explicou o trabalho exercido em campo pelos profissionais da área em que os alunos estão estudando e detalhou como funcionam os processos de seleção de colaboradores da Coocafé.

Os alunos fizeram ainda um tour pela nova estrutura da cooperativa, conheceram o laboratório de classificação e degustação de cafés, o centro de serviços compartilhados, a loja conceito e os armazéns de café. Guiados pelo coordenador Wesley Oliveira os estudantes viram na prática como é feito o recebimento e armazenamento dos grãos que movimentam a economia da região. Na sequência e finalizando o cronograma, a Fábrica de Rações foi apresentada pelo gerente Adriano Soares e pela colaboradora Evellyn Machado, que explicaram sobre o processo de recebimento da matéria-prima, armazenamento dos insumos, fabricação das rações Coocafé e entregas que são realizadas tanto em sacaria quanto a granel, de acordo com a demanda e a necessidade do cooperado.

“Antes da visita eu imaginava um ambiente diferente do que nos foi apresentado, saímos da Coocafé com um sentimento de valorização além do esperado. A visita fez muito sentido com o que estamos estudando, pois podemos ver que o cooperativismo é para os pequenos e para os grandes produtores. Isso nos enche de esperança”, comentou a aluna Joana Schndr.

A visita guiada é um projeto que a Coocafé executa há anos. Como parte responsável no desenvolvimento das comunidades em que está inserida, a cooperativa está sempre de portas abertas para o público a fim de propagar ainda mais o cooperativismo e sua preocupação com a sustentabilidade.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg