Imagem - Ocemg
Notícias

Coonexão Sicoob Aracoop reúne especialistas para debater cooperativismo e negócios digitais

29/09/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

De 22 a 24 de setembro, o Sicoob Aracoop realizou seu primeiro evento totalmente online. Denominado Conexão Sicoob Aracoop, o encontro abordou o empreendedorismo em tempos de pandemia.

Para isso, a cooperativa contou com a participação de especialistas e dirigentes como presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, na abordagem de temas como a expansão de negócios para o digital, o futuro do agronegócio e o cooperativismo como meio transformador da sociedade.

No painel Cooperativismo como meio transformador da sociedade, Scucato e o diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen, foram os convidados. Em sua fala, o presidente do Sistema Ocemg frisou que o “cooperativismo é a chave para a sobrevivência pós pandêmica: ou cooperamos ou naufragamos”. Ele reforçou ainda que o setor é a alavanca correta para elevar a economia e a sociedade e que, ao longo dos anos, o cooperativismo tem atravessado crises e saído mais forte porque se aperfeiçoa através das pessoas.

Sobre como a entidade está enfrentando este momento, Scucato falou sobre a adaptabilidade da organização. Ele explicou que todo o portfólio de cursos, treinamentos, eventos, palestras e workshops, bem como visitas e programas de acompanhamento foram aprimorados para o ambiente digital e disponibilizados para as cooperativas mineiras. E complementou dizendo que é preciso “perpetuar o cooperativismo através da excelência, por isso, é preciso investir na capacitação das pessoas”.

Já Meinen ressaltou que o cooperativismo de crédito está presente nos cinco continentes, tem 15 milhões de beneficiados no Brasil e as cooperativas do ramo possuem a maior rede física do país, marcando presença em lugares remotos.

Na mesma linha, a diretora de Desenvolvimento do Sicoob Aracoop, Andréia Ávila, explicou que nas cidades em que existem cooperativas há mais geração de renda e empregos, bem como ampliação da Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  O Sicoob Aracoop possui mais de 21 anos de atuação e está pressente em 15 cidades, sendo que em algumas delas é a única instituição financeira atuante.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg