Imagem - Ocemg
Notícias

Coop Encena encerra 2024 com 2,5 mil espectadores e mais de cinco toneladas de doações

16/12/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Projeto do Sistema Ocemg celebrou 20 anos de promoção cultural e social em municípios de Minas Gerais

 

Ao longo de 2024, o Coop Encena percorreu o Estado levando o teatro para mais de 2,5 mil pessoas em sete sessões. A temporada de arte e solidariedade encerrou o ciclo deste ano com resultados positivos que impactaram comunidades mineiras por onde passou. Foram arrecadadas mais de 5 toneladas de doações com a troca de ingressos por alimentos, beneficiando 10 instituições sociais nas cidades que receberam o projeto.

Marca do compromisso do Sistema Ocemg com o princípio cooperativista do interesse pela comunidade, o Coop Encena promove apresentações teatrais itinerantes em diversas cidades mineiras em parceria com cooperativas locais. A última apresentação do ano foi realizada em Campos Altos, na região de Araxá, no dia 11 de dezembro, com o apoio de quatro cooperativas: Sicoob Crediagro, Capeca, e as filiais da Cooxupé e do Sicredi Ibiraiaras.

O programa se consolidou em seus 20 anos como uma importante ferramenta de transformação social, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo o acesso à cultura em locais muitas vezes carentes dessas atividades. “Encerrar mais um ano do Coop Encena, especialmente no ciclo de duas décadas, é motivo de grande satisfação. Este projeto representa a essência do cooperativismo, promovendo cultura e solidariedade de forma integrada e transformadora”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

 

Importância social do Coop Encena

O impacto do Coop Encena vai além do palco. A iniciativa mobiliza cooperativas e comunidades para ações solidárias que beneficiam instituições locais, reforçando os valores do cooperativismo. Para a gerente de Educação e Sustentabilidade do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, o sucesso do programa reflete o compromisso do cooperativismo em cuidar de pessoas e promover transformações reais. “Os 20 anos do Coop Encena são uma prova de como o cooperativismo, ao colocar as pessoas no centro, pode criar iniciativas que vão além do econômico e alcançam o social e o cultural”, destaca. “É essa dedicação em melhorar a vida nas comunidades que faz com que ações como essa sejam um sucesso. Além de levar arte, o Coop Encena conecta as pessoas a um propósito maior, que é o de construir uma sociedade mais solidária e cooperativa”.

 

Encerramento da temporada 2024

A pequena Campos Altos, de cerca de 15 mil habitantes, foi palco do encerramento da temporada de 2024 do Coop Encena. A sessão da consagrada peça Acredite, um espírito baixou em mim reuniu cerca de 300 pessoas, muitas delas pela primeira vez em um teatro. Além de proporcionar um momento de alegria e descontração, o evento arrecadou por volta de 700 quilos de alimentos não perecíveis, destinados a cinco instituições assistenciais locais.

O presidente do Sicoob Crediagro, Eli Costa Dias, disse que a população de Campos Altos ficou honrada em receber a última apresentação do Coop Encena no ano em que o projeto celebra duas décadas. Ele atribuiu o sucesso do evento à união das cooperativas locais e ao apoio do Sistema Ocemg. “Foi muito gratificante encerrarmos os eventos de 2024 com o Coop Encena, especialmente com uma peça que tanto alegrou nossa comunidade”, afirma. “Essa ação reforça o verdadeiro espírito do cooperativismo, mostrando que, unidos, podemos promover a cultura, apoiar os mais necessitados e diminuir desigualdades”.

 

Novas experiências

Cumprindo o papel de levar cultura e solidariedade a todos os cantos de Minas Gerais, o Coop Encena proporciona experiências únicas. Em Campos Altos, a iniciativa permitiu que muitos moradores tivessem o primeiro contato com o teatro, despertando um novo olhar para a importância da arte na comunidade.

Em sua estreia como espectador de teatro, o cooperado do Sicoob Crediagro Marcos Vinícius Machado agradeceu à cooperativa pela oportunidade e disse que a experiência despertou o interesse em conhecer novas atividades culturais. “Nunca tinha assistido a uma peça e foi incrível, alegre, divertida. Espero que possamos promover mais iniciativas como essa para crianças, adultos e famílias da nossa cidade, que se torne algo recorrente”.

 

Leia também:

20 anos do Coop Encena: projeto leva arte e cultura a todos os cantos de Minas Gerais

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg