Imagem - Ocemg
Notícias

Coop Encena terá edição especial em BH no dia 14 agosto

22/07/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Projeto que promove a cultura e o cooperativismo em Minas completa 20 anos e já distribuiu mais de 147 mil quilos de alimentos

 

Em 2024, o Coop Encena completa duas décadas. A iniciativa, idealizada pelo Sistema Ocemg, promove o cooperativismo através das artes cênicas e leva a cultura a todas as regiões de Minas Gerais. Desde 2004, o projeto já beneficiou 387 instituições em 89 municípios, com a participação de 74.110 pessoas, que doaram um total de 147.794 quilos de alimentos. Ao longo dos anos, 387 cooperativas se envolveram no projeto.

Celebrando os 20 anos do CoopEncena, o Sistema Ocemg leva ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, o espetáculo “Acredite, um espírito baixou em mim” no dia 14 de agosto, às 20h. A iniciativa é gratuita e aberta à toda a sociedade. Para adquirir o ingresso é necessário doar 2 quilos de alimentos não perecíveis e a troca será feita na sede da entidade (Rua Ceará, 771, Santa Efigênia), entre os dias 29 de julho e 13 de agosto, das 9h às 19h. Sem dúvida, uma excelente opção cultural e coop para a véspera de feriado na capital mineira.

Segundo a gerente de Educação e Sustentabilidade do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, o Coop Encena tem desempenhado papel fundamental na transformação cultural e social das comunidades. “As artes são mais do que entretenimento; são um espaço de desenvolvimento cognitivo, promoção de relacionamentos e ampliação de conhecimentos. Do ponto de vista econômico, elas geram trabalho e renda”, explica. “O Coop Encena também contribui para o desenvolvimento local ao movimentar salões de beleza, pizzarias, restaurantes e outros estabelecimentos nos dias de apresentação das peças teatrais,” destaca.

Ela acrescenta que o projeto também promove os princípios cooperativistas de intercooperação e interesse pela comunidade. “Embora a demanda venha geralmente de uma única cooperativa, é fundamental envolver e beneficiar as demais coops locais”, afirma. “As ações sociais derivam da troca de ingressos por alimentos, distribuídos em instituições filantrópicas ou assistenciais dos municípios”.

Mais informações sobre a troca de ingressos para a edição exclusiva do CoopEncena em BH podem ser obtidas pelo telefone (31)3025-7105 ou pelo e-mail [email protected].

 

Impacto local e comunitário

Uma nova edição do Coop Encena também será realizada na mesma semana no Norte de Minas, na cidade de Cristália, beneficiando a comunidade local da região que recebeu as Usinas Fotovoltaicas do Sistema Ocemg, do projeto MinasCoop Energia. O analista do Sistema Ocemg, Lucas Lage, explica a importância do projeto para o município. “Ao arrendar terras para nossas usinas fotovoltaicas do MinasCoop Energia na região, percebemos a carência econômica e social das famílias locais. Levar uma peça teatral para Cristália foi uma forma de fomentar cultura e cooperativismo, além de ajudar a comunidade”, comenta.

Lage descreve o processo de organização do evento em Cristália. “Fomos à prefeitura, conversamos com o secretário de Cultura, Helber Evaldo, que gostou da ideia e concedeu o espaço e um ônibus para buscar a comunidade da zona rural. A apresentação será na Escola Municipal de Cristália, no dia 17, e acreditamos que muitos dos moradores que nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral, poderão fazer isso agora “, relata.

 

Espírito da solidariedade

A peça “Acredite, um espírito baixou em mim” é conhecida por sua longevidade. O diretor da obra, Ilvio Amaral, explica os elementos que mantêm a peça viva e relevante. “A peça está sempre em movimento, com piadas atualizadas e novidades. Nosso cenário e figurinos são periodicamente renovados. Esse frescor constante é essencial para a longevidade do espetáculo. A alegria de fazer a peça é nosso segredo”.

Ele também ressalta a importância do Coop Encena: “Levar cultura para cidades do interior em troca de alimentos é uma iniciativa fundamental. Além de proporcionar entretenimento, ajudamos instituições filantrópicas”, observa. “O projeto é um dos mais importantes que já participei. Ele permite levar cultura para cidades do interior, que muitas vezes não teriam acesso a esses eventos. Esse modelo une cultura e filantropia de maneira única”, conclui.

 

Expectativas para o futuro

Ao longo dos anos, o Coop Encena incorporou diversas inovações. “Ampliamos as peças e abrimos espaços para a exposição e comercialização de produções locais. Além disso, realizamos reuniões com dirigentes de cooperativas locais para apresentar os projetos do Sistema Ocemg e estreitar relações”, informa Andréa Sayar. “Vemos muito espaço para evoluir e ampliar a atuação da iniciativa na perspectiva do novo programa +Coop Economia Criativa, que está em fase piloto e tem como objetivo o desenvolvimento do potencial turístico e cultural locais”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg