Em 2019, a Coopadap celebra 25 anos de sua fundação. A cooperativa está realizando celebrações ao longo do ano para marcar a consolidação de duas décadas e meia de trabalho em São Gotardo e Região.
A cooperativa foi criada em 1994, mas sua história teve início em meados de 1970, quando um grupo de pioneiros, liderados pela Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) e com apoio do Ministério da Agricultura, veio colonizar o Cerrado Mineiro na primeira experiência de agricultura empresarial dos cerrados.
Após o encerramento da cooperativa anterior, os produtores locais fundaram a Coopadap e, com persistência e disciplina, o grupo conseguiu transformar as terras de Cerrado em uma das mais produtivas do país.
Atualmente, em uma área de 15.000 hectares praticam-se ciclos variados de 12 culturas, totalizando 25.400 hectares colhidos ao ano, com irrigação feita em cerca de 10.000 hectares. O resultado é que os produtos obtidos são 63% melhores que a média nacional.
Tudo isso, sempre tendo como foco a sustentabilidade, pois, a cooperativa consegue aliar a grande produção com a economia de recursos naturais, sendo capazes de levar alimentos de qualidade a custos competitivos, preservando a natureza. Hoje, 31 famílias com 120 produtores são cooperados da Coopadap.
De acordo com o presidente da cooperativa, Fábio Endo, a base do desenvolvimento da Coopadap está na credibilidade, pautada pelo trabalho em conjunto e nos valores de transparência, ética, igualdade e cooperativismo. Para Endo, os desafios futuros são grandes, mas possíveis de serem superados com o apoio de colaboradores, a confiança dos clientes e união dos cooperados.