A Coopama vem focando seus esforços em ações que possibilitam a comercialização internacional de cafés especiais produzidos pelos cafeicultores de sua região de atuação, com o objetivo de gerar mais rentabilidade para os cooperados.
Em parceria com a Legendér Coffees, foi realizado, no dia 3 de maio, o evento Destaques Exportação 2022, com o objetivo de valorizar os cafés por suas singularidades e que foram reconhecidos no exterior, além de compartilhar histórias de famílias dedicadas a projetos de qualidade.
Os cafés destaques 2022 da Coopama foram exportados para mais de 11 países, com grande ênfase no mercado exterior, fidelizando compradores por sua qualidade e aromas superiores.
Durante o evento, foi ministrada palestra com o professor Leandro Carlos Paiva, diretor do Polo Inovação Agroindústria do Café no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, com o tema: Consistência na produção de cafés especiais.
A programação contou também com a participação de Evan Kluender, trader da Royal Coffee. em uma chamada de vídeo de Nova Iorque, que enfatizou como os cafés da coop são apreciados e valorizados no mercado americano e destacou a crescente demanda e importância do relacionamento direto entre cliente final e produtor.
Os produtores também compartilharam suas experiências na cafeicultura: Ararí Borges, Maurílio Scalco, Luis Gabriel e Luiz Fernando participaram de um painel falando as particularidades na produção dos cafés especiais.
O Destaques Exportação 2022, além de reconhecer os verdadeiros responsáveis pelo sucesso dos cafés especiais exportados, é também uma forma de incentivo para que todos invistam cada vez mais em qualidade, métodos de produção diferenciados e sustentáveis, e que possam contar com os serviços que a Coopama oferece para apoiar os desafios da cafeicultura.