Nova publicação do Sistema Ocemg vai mostrar as conquistas e a força do setor cooperativista em Minas Gerais.
Tem novidade na casa do cooperativismo mineiro. Acaba de ser lançada a primeira revista 100% dedicada às cooperativas mineiras: a Cooperação em Revista, uma publicação trimestral criada pelo Sistema Ocemg, para mostrar um pouco do trabalho, das conquistas e da força do coop no Estado.
“Nós, do Sistema Ocemg, temos o compromisso de estar sempre perto das nossas cooperativas, ajudando-as a se desenvolver e a divulgar o que fazem em prol da economia e das comunidades onde atuam. A Cooperação em Revista tem esse propósito e será um espaço dedicado à divulgação da pujança do coop em nosso Estado”, destaca Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.
Com formato moderno e repleta de boas histórias, a revista foi lançada durante o World Coop Management (WCM 23). Todos os 1,3 mil participantes do evento receberam um exemplar da publicação, que foi elogiada pelos congressistas.
“Ficamos muito satisfeitos com a repercussão da primeira edição da revista”, comemora Juliana Gomes, gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg. “A Cooperação em Revista será um veículo estratégico para manter a nossa comunidade cooperativista informada, conectada e inspirada pelo potencial do cooperativismo no Estado, mostrando o compromisso contínuo das cooperativas na busca por um futuro melhor para todos.”
Reportagens
A primeira edição da Cooperação em Revista traz, na capa, uma reportagem especial sobre as exportações realizadas pelas cooperativas mineiras. O Estado é o segundo maior exportador cooperativista do país, com movimentação financeira de R$ 9,8 bilhões em vendas para 59 países, com destaque para o café (425,8 mil toneladas), a soja (309 mil toneladas), o milho (20,1 mil toneladas) e o algodão em pluma (1,1 mil toneladas). Os dados são do Anuário do Cooperativismo Mineiro 2023.
A publicação trata, ainda, das novas oportunidades de negócios abertas para as cooperativas. Em destaque, os produtores do queijo cabacinha — recentemente declarado patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais — que vem se organizando com o apoio do Sistema Ocemg.
Também foram produzidas reportagens sobre o papel estratégico do cooperativismo agropecuário no desenvolvimento de Minas Gerais (O Agro é Coop), sobre o potencial do mercado de créditos de carbono (Crédito de carbono: um novo mercado para o coop”) e uma entrevista exclusiva com o atleta olímpico, Gustavo Borges, nadador brasileiro com o maior número de medalhas em campeonatos internacionais, que foi um dos palestrantes do WCM.
Para ler essas e outras reportagens, acesse a edição completa da revista no site.