Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperados da Expocaccer se destacam na Cup of Excellence 2022

08/11/2022
Imagem - Ocemg

Recordistas no número de amostras inscritas na Cup Of Excellence 2022, os produtores da Expocaccer se destacaram também pela qualidade dos grãos apresentados. Os cooperados garantiram títulos entre os 10 melhores cafés e o de café com pontuação superior a 90 pontos.

Entre os vencedores estão o cafeicultor Afonso Maria Vinhal, da Fazenda Recanto, na Serra do Salitre, cujo produto alcançou o terceiro lugar com 90,53, e a produtora Celia Regina Alves Nunes, que ficou entre os Top 10 melhores cafés no concurso, com um café de 88,75, da Fazenda Cláudio, em Patrocínio. A cooperativa comemorou também a vitória do cafeicultor Rafael Ribeiro Vinhal, que teve destaque com um café superior a 86 pontos.

A cerimônia de revelação dos ganhadores da fase internacional do COE 2022, sediada pela Expocaccer, foi realizada pela primeira vez em Patrocínio, maior município produtor de café do mundo, no dia 29 de outubro. O evento contou com a presença de cafeicultores de várias regiões produtoras, cooperados da Expocaccer e demais profissionais ligados ao mundo dos cafés especiais.

Para o Presidente da cooperativa, Glaucio de Castro, a realização do COE em Patrocínio enalteceu ainda mais o trabalho dos cafeicultores e da região para o mundo. “A quantidade de produtores que tivemos na fase final representa a qualidade dos cafés que temos. Isso dá visibilidade e reconhecimento ao Cerrado Mineiro e também para o trabalho que os nossos cafeicultores fazem, demonstrando ao mundo que estamos comprometidos não apenas com a quantidade, mas também com a qualidade”, frisou.

O evento, promovido por meio de um projeto da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), visa a promoção dos cafés arábica especiais brasileiros.

No total de amostras encaminhadas para fase internacional, inscritas de diversas regiões produtoras do Brasil, a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro foi a que mais apresentou lotes, com um total de 39 lotes de cafés classificados, sendo 29 de cooperados da Expocaccer e oito classificados para a fase final.

As provas dos cafés classificados aconteceram entre os dias 25 e 28 de outubro, no Centro de Excelência da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), e foram restritas aos juízes e à comissão da BSCA.

No dia 01 de novembro, ainda dentro da programação da COE, houve a realização do leilão dos cafés premiados no concurso.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg