Com menos de um ano de existência, a Integral APS, primeira cooperativa de Minas Gerais composta em sua maioria por médicos da Atenção Primária à Saúde, já apresenta conquistas e inovações. Em setembro, a cooperativa consolidou o aplicativo Médico Aqui, que estava em testes desde abril, com a proposta de facilitar o agendamento de consultas domiciliares ou em consultório. A ferramenta é inédita no Estado.
A Integral APS é formada por profissionais especialistas em Medicina da Família e Comunidade, sendo composta, atualmente, de 20 cooperados. Além do site, onde também é possível marcar as consultas, e do APP, a cooperativa ainda atua com o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que consiste em um plano de cuidados personalizados e de acompanhamento longitudinal de indivíduos e famílias.
Segundo o presidente da Integral APS, Carlos Eduardo Sampaio Fonseca, o trabalho do PTS é feito, algumas vezes, em intercooperação com a Coopserv, cooperativa de profissionais de saúde com sede em Belo Horizonte. O projeto acompanha pessoas em condições de adoecimento, portadores de patologias crônicas ou em fases específicas do ciclo de vida, como gestação e puerpério, bem como presta atendimento a adultos saudáveis que desejam contar com um Médico de Família para fazer uma gestão de cuidados em saúde individualizada.
“No PTS nós atuamos de forma intercooperativa e voltamos nossa atenção para a importância da atenção primária, com foco na prevenção e acompanhamento dos pacientes”, complementa Fonseca.
A cooperativa atua, hoje, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas já estuda uma possível expansão para todo o Estado. O aplicativo Médico Aqui está disponível para download na App Store e no Google Play.