Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas brasileiras são reconhecidas no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

07/12/2021

Nesta terça-feira (7/12), o Sistema OCB reconheceu por meio do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, 103 cooperativas brasileiras que promoveram o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócios cooperativista com a adoção de boas práticas de identidade, governança e gestão. Foram 310 cooperativas inscritas, sendo que 112 tiveram seus processos analisados por meio de visitas virtuais.

A cerimônia, transmitida de Brasília, contou com a abertura do presidente da Unidade Nacional, Márcio Lopes de Freitas. “Parabenizo todas as cooperativas que se inscreveram no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), as premiadas e os destaques. Mais importante que o processo é caminhar para a excelência. Acredito que, além do Prêmio que hoje entregamos, é o prêmio que elas alcançam no dia a dia, com a melhoria constante e permanente da gestão, bem como da qualidade de vida e do trabalho dos funcionários e de todos que trabalham conosco. Mais que geração de empregos e de resultados econômicos, estamos contribuindo para um mundo melhor”, comemorou.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e reconhece em nível nacional as melhores cooperativas do país.

Entre as 103 cooperativas brasileiras premiadas, Minas Gerais levou 42 troféus e um troféu no quesito Busca pela Excelência. As premiadas apresentaram um aumento de 50% em relação à edição de 2019, quando o Estado registrou 28 vencedoras no Prêmio, considerado o mais abrangente em temos de gestão cooperativista. Em homenagem ao desempenho das cooperativas mineiras premiadas no certame, o Sistema Ocemg realizou um evento, em Belo Horizonte, para a entrega física dos troféus às premiadas.

Durante o evento que aconteceu um pouco antes da cerimônia do Sistema OCB o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, entregou os troféus das categorias Bronze e Prata para as premiadas dos níveis Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Na ocasião, o Sistema Ocemg também entregou às cooperativas premiadas a Medalha Excelência em Gestão, em reconhecimento aos resultados alcançados em Minas Gerais.

Durante o evento em BH, as cooperativas mineiras premiadas na categoria ouro anunciadas pela OCB receberam o troféu do Prêmio direto das mãos do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

“As 43 cooperativas mineiras premiadas refletem o compromisso com a excelência e com o trabalho que o Sistema Ocemg tanto incentiva no sentido de investir fortemente na formação e capacitação de diretores e funcionários das cooperativas, com foco na profissionalização do negócio cooperativo. Sem dúvida, estamos muito orgulhosos do caminho trilhado pelas cooperativas reconhecidas, especialmente no âmbito das boas práticas de gestão”, declarou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.

Sobre o prêmio

As cooperativas que nos próximos anos têm interesse em concorrer ao Prêmio SomosCoop devem participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), passando pelas etapas de preenchimento do questionário; avaliação das informações das cooperativas selecionadas e visita dos avaliadores. Os critérios de avaliação do prêmio são os mesmos utilizados no programa, em que as cooperativas se inscrevem conforme o nível de maturidade: Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Aquelas que alcançam pontuação definida pela banca julgadora são reconhecidas nas faixas Bronze, Prata e Ouro.

O PDGC

Lançado em 2013 pelo Sescoop Nacional, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o PDGC é uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. E desde a sua criação, Minas Gerais é referência no que se refere à aplicação e participação no programa. Ao longo de oito anos, o Sistema Ocemg visitou 1.506 cooperativas pelo programa. Sendo que em 2021 foram realizadas 364 visitas virtuais para 107 cooperativas mineiras.

Lançamento do 10º ciclo do PDGC em BH

Com vistas a apresentar o PDGC e incentivar a participação das cooperativas mineiras, o Sistema Ocemg promove anualmente um evento de lançamento do Ciclo do PDGC, iniciando também os trabalhos do Programa no Estado. Para 2022, o lançamento do 10º Ciclo está previsto para o dia 17 de fevereiro, presencialmente em Belo Horizonte, no Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Confira abaixo a lista das cooperativas mineiras reconhecidas com as melhores práticas de gestão do Brasil

 Nível Primeiros Passos – Categoria Bronze

Sicoob Cofal

Sicoob Credicopa

Sicoob Nossocrédito

Unimed Inconfidentes

Unimed Patos de Minas

Unimed Uberlândia

Unimed Vertente do Caparaó

 Nível Primeiros Passos – Categoria Prata

Cocatrel

Cooperauto

Sancoop

Sicoob Agrocredi

Sicoob Central Crediminas

Sicoob Centro-Oeste

Sicoob Coopemata

Sicoob Coopjus

Sicoob Cosmipa

Sicoob Credcooper

Sicoob Credicenm

Sicoob Crediluz

Sicoob Credioeste

Sicoob Crediriodoce

Sicoob União

Sicoob União Central

 Nível Compromisso com a Excelência – Categoria Prata

Sicoob Credialto

Unimed Uberaba

Unimed Vale do Aço

Nível Rumo à Excelência  – Categoria Prata 

Unimed Circuito das Águas

 Nível Primeiros Passos – Categoria Ouro

CCPR

Coopama

Coopatos

Sicoob Credicaf

Sicoob União Centro Oeste

 Nível Compromisso com a Excelência – Categoria Ouro

Coocafé

Coopmetro

Cooxupé

Sicoob Copermec

Sicoob Credimepi

Sicoob Divicred

Unimed Federação Minas

Unimed Poços de Caldas

 Nível Rumo à Excelência – Categoria Ouro

Sicoob Credicom

Unimed-BH

 Destaque Busca pela Excelência

Unimed Juiz de Fora

Clique aqui e acesse as fotos do evento e das cooperativas mineiras premiadas

 

 

 

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg
Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg