Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas de crédito: iniciativas ESG serão destaque na COP 28

05/12/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Segmento é protagonista em iniciativas sustentáveis

O cooperativismo de crédito brasileiro será destaque na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O segmento fará parte do painel Cooperativas: aliadas da sustentabilidade ambiental e segurança alimentar, coordenado pelo Sistema OCB, e irá apresentar suas ações em prol da preservação ambiental. Com mais de 15,5 milhões de associados e 700 cooperativas no país, o segmento se consolida como um dos principais atores na construção de um sistema financeiro responsável e sustentável.

De acordo com os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, o ramo soma R$ 656 bilhões em ativos. Seu crescimento e fortalecimento no Sistema Financeiro Nacional (SFN) possui respaldo em compromissos com as iniciativas ESG, promoção de finanças verdes, emissão de títulos sustentáveis e investimentos significativos em projetos voltados ao meio ambiente. O segmento se destaca, ainda, em áreas como o financiamento de projetos com foco social e econômico e o apoio à economia circular. Além disso, possui papel essencial na promoção da agricultura familiar, o que gera recursos para modernização e sustentabilidade das propriedades rurais desse grupo de produtores.

Para Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, a conferência em Dubai é um palco apropriado para que o empenho e o comprometimento do setor sejam reforçados. “É uma motivação para o nosso movimento falar sobre o que fazemos rumo à construção efetiva de um mundo melhor”, disse.

Ele acredita que a apresentação será uma oportunidade para que as cooperativas financeiras mostrem os resultados alcançados pelo setor em prol de uma sociedade mais sustentável. “O cooperativismo de crédito tem compromissos assumidos com entidades nacionais e globais que contam com ações e propósitos concretos, como medidas associadas à transição climática e que contribuem para melhorar o cenário de adversidade que o mundo assiste hoje”, acrescentou.

Para Thiago Borba, coordenador do Ramo Crédito do Sistema OCB, a oportunidade de destacar as ações desenvolvidas pelas cooperativas do segmento em um evento global como a COP 28 “representa um marco para o sistema cooperativista de crédito brasileiro, que tem demonstrado compromisso com o crescimento sustentável do setor em consonância com os princípios cooperativistas”.

Em Minas Gerais, a Cresol, preocupada com a preservação ambiental, lidera o Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascentes na zona rural do município de Espera Feliz, que beneficia mais de cem famílias. Saiba mais sobre as ações sustentáveis coordenadas pelas cooperativas de crédito no especial sobre a COP 28 do site Cooperação Ambiental.

Participação de Minas

O cooperativismo mineiro tem uma participação especial na COP28. A convite do Governo de Minas, o Sistema Ocemg, representado pelo Assessor Institucional Geraldo Magela, acompanha a comitiva mineira no evento, liderada pelo vice-governador, Mateus Simões, e participa, nesta terça-feira (05/12), do workshop Minas Day, realizado dentro da COP.

O Minas Day é uma iniciativa do Governo, em conjunto com setores privados, e busca soluções para as mudanças climáticas, com 57 exemplos mineiros de enfrentamento à crise do clima. “A crise climática é uma pauta urgente e o coop mineiro está comprometido com a agenda de sustentabilidade global”, salientou Geraldo Magela.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg