Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas de Transporte participam de encontro para apresentação do Programa Desempenho

06/07/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cerca de 80 cooperativistas marcaram presença durante o Encontro das Cooperativas de Transporte, realizado pelo Sistema Ocemg no dia 30 de junho, com foco em apresentar o Programa Desempenho. A iniciativa apura e mune as organizações com os dados econômicos e financeiros referentes a sua atuação, bem como os comparativos em relação ao Estado e ao país.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou que o ramo transporte é imprescindível para o desenvolvimento do país, nos últimos anos, com foco no setor de cargas, mas frisando que o transporte de passageiros tem também grande importância ao longo dos anos.

Na oportunidade, o analista Técnico e Econômico do Sistema OCB, Tiago Barros, alertou os participantes: “Antes mesmo da pandemia, o setor já passava por uma profunda reflexão sobre como ele se enxerga no mundo e como se posicionará tendo em vista que os clientes mudaram e têm exigido muito mais dos prestadores de serviço. Por isso, há uma grande necessidade de transformação e inovação das cooperativas de transporte e a OCB tem pensado em como oferecer serviços para embasar essas cooperativas”. De acordo com Barros, em julho a Unidade Nacional irá lançar um estudo com análises e perspectivas macro no mundo, em aspectos demográficos, econômicos, sociais e ambientais, com foco em contribuir com o negócio cooperativo em todo o país.

“O ramo transporte é o que mais cresce no país. Estamos em um setor de extrema necessidade para a população”, frisou Evaldo Matos, representante nacional do ramo e presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop-MG). Para confirmar sua fala, ele lembrou que 70% da carga do país passa por rodovias, ou seja, são transportados por caminhões, carretas etc.

A economista, colunista da rádio Itatiaia e do Bom dia Coop, Rita Mundim, foi convidada a abordar as tendências econômicas no mundo, no Brasil e em Minas, sob a ótica do cooperativismo. Em sua palestra, a especialista contextualizou a evolução da economia ao longo dos anos e frisou que vivemos a era do conhecimento, portanto quanto mais as empresas e cooperativas se conhecerem e estiverem cientes das tendências mundiais, mais se destacarão no mercado. “Com a soma de conhecimentos é possível quebrar paradigmas, fazer diferente, e quem pensa fora da caixa, chega primeiro, inova”, explicou. Ela exaltou o Programa Desempenho como um “excelente instrumento de governança e gestão, mas que só existe se for alimentado pelas cooperativas”.

Cooperativismo de transporte

O ramo transporte congrega, atualmente, 155 cooperativas, com 27,5 mil cooperados, sendo responsável pela geração de 1.660 empregos, segundo levantamento do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. O estudo apontou ainda que o setor movimentou R$ 1,57 bilhão em 2019, ano base da publicação, um crescimento de mais de 19% em relação ao período anterior.

Durante o encontro, o analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, José Fidelis, explanou sobre as novidades do Programa Desempenho que passa rodar em um novo sistema, de mais fácil entendimento e robusto em informações além disso, será disponibilizado um relatório de acompanhamento trimestral para as cooperativas participantes.

O analista comentou sobre a importância da participação do maior número de cooperativas no Programa para garantir o máximo de informações, o que acarreta a melhoria de dados de comparativos e um panorama mais completo do setor no Estado.

As cooperativas participantes podem agendar as visitas para a devolutiva individual do Desempenho e as interessadas em integrar a iniciativa mandando e-mail para [email protected].

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg