O Sistema Ocemg segue ouvindo as cooperativas para a formulação do Plano Diretor 2021/2025 da organização. No dia 22 de setembro, o encontro foi com cooperativas do ramo agropecuário, do segmento de leite, contando com a participação de mais de 25 lideranças.
Por ocasião da abertura da reunião, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a relevância do ramo agro, principalmente nos últimos anos, com foco na participação das cooperativas para a promoção do desenvolvimento de Minas Gerais e do país.
Quanto ao objeto da reunião, o presidente disse que o intuito é “buscar, junto às cooperativas, o traçado de como construir o Plano Diretor da entidade para imantar a bússola para encontrar o seu Norte. A sua elaboração e aprovação são essenciais para traçarmos uma rota de trabalho para os próximos anos, pois é ela que nos ajudará a fazer um trabalho adequado, pautado em metas”.
Como nos demais encontros, o Sistema Ocemg contou com a parceria da Fundação Dom Cabral (FDC), por meio do professor Carlos Bonato, que conduziu a conversa com os participantes. Segundo ele, “entender a visão de todos é muito importante para a qualidade do plano e da estratégia da organização”.
Para conseguir conhecer as proposições das lideranças presentes, Bonato dividiu os participantes em grupos para discutir tópicos como a Visão (como desejam ver a Ocemg e sua cooperativa em cinco anos); o Contexto (identificar oportunidades e ameaças para o período); os Diferenciais (pontos fortes e pontos a desenvolver das organizações) e os Fatores Críticos e Contribuições (situações para o sucesso do Sistema e das cooperativas).
A organização organizará outros encontros com ramos e, posteriormente, de forma presencial, reuniões em regiões do Estado. Na Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2022 o Plano será aprovado e as estratégicas colocadas em prática a partir de então até 2025.