Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas educacionais: lição de cooperação e cidadania

11/09/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cooperativas educacionais se destacam pelo compromisso com a qualidade da educação, fomento de práticas inovadoras e participação efetiva da família

 

Formar indivíduos que sejam protagonistas de sua própria história. As cooperativas educacionais desempenham um papel fundamental que vai além das salas de aula, ensinando não apenas o conteúdo acadêmico, mas também os valores da cooperação, da responsabilidade social e da cidadania. Em Minas Gerais, as cooperativas educacionais vão do ensino fundamental a cursos preparatórios, nas modalidades online e presencial.

“O principal diferencial das cooperativas educacionais é a qualidade do ensino ofertado aos alunos”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Por serem organizações formadas por pais ou por professores, existe um cuidado enorme em garantir a melhor formação possível para os alunos. Uma formação que extrapola o currículo convencional alcançando a formação de cidadãos com valores cooperativistas.”

Como bem explicou Scucato, as cooperativas educacionais são formadas ou por usuários dos serviços prestados (pais e alunos) ou pelos fornecedores dos serviços (educadores). Como cooperados, eles são os verdadeiros donos do negócio, assumindo a gestão e o planejamento estratégico dessas instituições.

Mãe de dois alunos da Escola Interativa, mantida pela Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg), Thaís Saad garante: a educação cooperativista é diferente das tradicionais, pois os laços entre a família e a escola são maiores. “Nos sentimos parte da família. Com essa proximidade, contato e troca, nossa relação se fortalece e cultivamos o desejo de manter nossos filhos aqui, com a certeza de estarmos no caminho certo”, afirma.


Escola Interativa, mantida pela Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg).

Para a diretora-presidente da Coopeg, Beatriz Antonelli, a vivência, o dia a dia da cooperação, a participação nos sonhos e nas conquistas das coops educacionais, provocam, em toda a comunidade escolar, a sensação de pertencimento, carinho e prazer em fazer parte. “Além disso, temos a preocupação com o outro, sobre vivenciar o diferente, compreendendo que todos são parte essencial da vida da cooperativa”.

LIDERANÇA

Um exemplo do impacto transformador das cooperativas educacionais aconteceu em São Roque de Minas, na região Oeste do Estado. Até a década de 90, a população enfrentava um desafio: muitos moradores, principalmente os jovens, deixavam o município em busca de um futuro mais promissor em cidades vizinhas.

Foi por meio do cooperativismo de crédito que a cidade conseguiu alavancar sua economia e gerar novas oportunidades. A partir da criação e desenvolvimento de uma cooperativa financeira, o Sicoob Sarom, um grupo de pais decidiu investir na educação para que as famílias pudessem manter os filhos no município e, com isso, promover o desenvolvimento social e econômico da região. Foi aí que nasceu, em 1999, a Cooperativa Educacional Sarom (CES), mantenedora do Instituto Ellos de Educação.

“Quando a gente decidiu constituir a cooperativa de educação, a missão era a formação de lideranças, para que se empenhassem no desenvolvimento das comunidades nas quais estão inseridas, que é um dos princípios do cooperativismo”, explica a presidente da CES, Maria José de Faria Leite.

Desde sua fundação até hoje, a instituição já formou 100 alunos. Destes, 97% foram aprovados em vestibulares e alguns já estão atuando como profissionais em São Roque de Minas. “ A CES ajudou a realizar o grande desejo de toda a comunidade, que era o retorno dos nossos jovens à cidade”, comemora Maria José.

A partir do sucesso da CES, surgiu, em 2013, o Movimento CoopEducação — programa de educação cooperativista, empreendedora e financeira do Sicoob Sarom. A proposta busca transformar o ensino por meio de parcerias com as escolas da rede pública e Secretarias Municipais de Educação, a fim de formar jovens protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente, colaborativa e próspera.

Nos últimos dez anos, o programa já impactou mais de 30 mil jovens e crianças em 16 municípios mineiros, com a disseminação do cooperativismo e na formação de futuras lideranças locais.

“Em todas as cidades onde o Movimento CoopEducação está ativo, temos observado melhorias significativas em diversos indicadores educacionais, como aumento na frequência dos alunos, da participação da família na escola e maior satisfação dos professores”, explica o supervisor de Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicoob Sarom, Ighor Oliveira.

Ainda segundo Ighor, a parceria entre escolas, comunidades e cooperativas têm fortalecido a conexão entre a educação e os desafios no mundo do trabalho, preparando os alunos para um futuro melhor.

SERVIÇO

Quer saber como montar uma cooperativa de educação no seu município? Entre em contato com o Sistema Ocemg pelo e-mail [email protected].

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg