O Sistema Ocemg e cooperativas mineiras estão indicados no Prêmio José Costa, do Jornal Diário do Comércio, que será realizado esta semana, nos dias 28 e 29. O certame, cujo nome homenageia o fundador do periódico, é realizado desde 2007.
O resultado será divulgado em um evento online, com palestras e programação diversificadas, incluindo a participação do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Sucato, e do coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Niky Fabiancic, que farão o encerramento do prêmio. As inscrições são gratuitas podem ser feitas clicando aqui.
São 11 cooperativas indicadas: Sicoob Credimonte; Dedo de Gente, Unimed-BH e Instituto Unimed-BH; Sicoob Credivertentes; Cooxupé; Sicoob Central Cecremge; Sicoob Coopemata; Sicoob Saromcredi; Cooperativa Educacional de São Roque de Minas; Cooperárvore e Sicoob Aracoop. Elas concorrem em categorias ligadas à produção responsável, sustentabilidade, geração e distribuição de riquezas, cultura e educação; inovação, entre outras.
Em 2017, o Movimento Minas 2032, também criado pelo jornal Diário do Comércio, foi integrado ao Prêmio José Costa, com o intuito de reafirmar seu objetivo de reconhecer empresas e iniciativas que trabalham para a construção de um mundo melhor, começando pelas suas práticas, missão e propósito. O Movimento realiza uma série de reflexões e promover ações concretas para garantir um futuro mais sustentável para a sociedade. Portanto, e no âmbito da premiação, empresas privadas, iniciativas públicas, organizações não-governamentais e personalidades agraciadas devem estar alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015.