Referência nacional em participação e premiações por desempenho no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), as cooperativas mineiras têm encontrado no Sistema Ocemg mais um incentivo para alcançar melhores resultados por meio do Projeto Intercooperação na Prática, que teve mais um encontro realizado no dia 4 de outubro. Na oportunidade, o Sicoob Central Crediminas, uma das nove cooperativas anfitriãs da iniciativa, recebeu representantes da Coopmetro, Coopertran, Fencom, CCPR-MG, Coval, Unimed Federação Minas e Coopifor para compartilhar experiências e metodologias de gestão.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o evento enfatizando a importância da intercooperação para o futuro do cooperativismo. Agradeceu a acolhida do Sicoob Central Crediminas e destacou que, mesmo em meio a um cenário de crise, os números de 2021 demonstram que o setor conseguiu responder positivamente em vários aspectos, mas alertou para o empobrecimento da população. “O cooperativismo está cada vez mais ativo e expressivo. Temos que estar atentos às mudanças para demonstrar a nossa autenticidade. Prestigiar a intercooperação é o melhor que se pode fazer pelo cooperativismo”, enfatizou.
Durante o encontro, o presidente do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha, apresentou os números da organização, que é composta por 72 singulares, 725 Postos de Atendimentos (PAs) e 1.111.664 cooperados. “É um prazer participar desse projeto e compartilhar a nossa experiência”, comentou. Já o diretor executivo do Sicoob Central Crediminas, Elson Rocha Justino falou sobre os resultados do PDGC em relação à padronização de processos e serviços e ressaltou que 11 cooperativas da Central foram premiadas no Programa em 2021.
Além deles, gerentes das áreas de RH, TI, jurídica, comunicação e outras também fizeram apresentações para os gestores das cooperativas visitantes, a fim de apresentar os projetos que têm contribuído para que a instituição alcance os melhores resultados.
Até o final do ano, estão mais três visitas do Programa.