As cooperativas mineiras têm até o final da primeira quinzena de dezembro para fazer o preenchimento do Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
Para realizar o preenchimento, acesse o site https://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/sistemas-pdgc, clique no botão “PDGC 2021” e preencha o questionário deste ano.
Os analistas da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento das Cooperativas estão disponíveis para auxiliar os responsáveis pelo preenchimento pelo telefone (31) 3025 – 7139 ou pelo e-mail [email protected].
Já as cooperativas que vão participar a primeira vez do PDGC devem entrar em contato com a Gerência, para confirmar se o cadastrado está atualizado.
Sobre o PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos Programas do Sescoop Nacional, realizado pelo Sistema Ocemg, desde 2013, tendo como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.
O PDGC é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Para auxiliar na melhoria dos processos de gestão e na capacitação dos gestores cooperativistas, o Sistema Ocemg realiza, por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, uma série de ações: mentorias, workshops e visitas técnicas.
Desde 2020, as visitas técnicas têm sido realizadas no formato virtual e tanto elas quanto as presenciais têm o propósito de auxiliar as cooperativas na construção dos planos de melhorias identificados pelas instituições ao final do diagnóstico do PDGC e para orientar no adequado preenchimento dos questionários. As atividades podem ocorrer por demanda das cooperativas ou, até mesmo, da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema Ocemg, que entra em contato telefônico com as cooperativas fazendo o convite.
Após o aceite, são enviados para os participantes os links das reuniões. Na prática, as visitas técnicas virtuais seguem o padrão das visitas presenciais, com a adaptação da metodologia e a divisão do conteúdo em cargas horárias diárias, conforme necessidade da cooperativa.