Em 2023, das 803 cooperativas mineiras, 724 delas receberam pelo menos uma ação do portfólio de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas
O Sistema Ocemg fechou 2023 com números expressivos que ilustram o trabalho realizado com as cooperativas do Estado. A principal ferramenta é o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), voltado ao progresso da autogestão das coops. No ano passado, contou com a participação de 415 cooperativas, número que totaliza 52% das registradas na entidade.
Ao longo do ano, das 803 cooperativas mineiras, 724 delas receberam, pelo menos, uma ação de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas. Foram realizadas 518 visitas técnicas, totalizando 2,1 horas de trabalho e mais de 50 mil quilômetros rodados no Estado. Além disso, 415 cooperativas concluíram o Programa PDGC, 118 coops se inscreveram no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023. Dos 56 troféus, as coops mineiras levaram 35, o que fez o Estado se tornar mais uma vez destaque nacional.
A participação das coops no PDGC também fez com que Minas Gerais se tornasse o Estado brasileiro com o maior número de cooperativas que receberam o Selo de Reconhecimento concedido pelo Sistema OCB. No total, 107 cooperativas mineiras, entre as 222 coops de todo país, foram agraciadas. O selo é um reconhecimento do empenho e comprometimento das cooperativas em aprimorar suas práticas em governança e gestão.
Conforme o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a entidade busca oferecer atividades que contribuam com o aprimoramento da gestão em prol do segmento em Minas Gerais, por meio de ações assertivas e adequadas, as demandas do coop. “As cooperativas mineiras estão a cada ano alcançando um nível a mais de maturidade em sua gestão, como um reflexo do trabalho colaborativo entre dirigentes e colaboradores, junto com a equipe do Sistema Ocemg”, mostra. “Não medimos esforços para qualificar a gestão cooperativista, potencializando a atuação eficiente do setor. Nosso foco permanente é a profissionalização do negócio cooperativo para o aumento da competitividade do segmento no mercado, visando melhores resultados”, conclui.
De olho no futuro
Outras iniciativas do Sistema Ocemg também tiveram a participação plena das cooperativas, como o Programa Desempenho, que realizou 114 visitas e apresentou 400 relatórios de demonstrações contábeis, 701 coops participaram do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. A Instrução de Prática Assistida (IPA) atendeu 96 coops e, por fim, 98 fizeram parte do Intercooperação na Prática.
A gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Vitória Drumond, explica que a expectativa para 2024 é intensificar as visitas e ampliar os atendimentos relacionados ao PDGC. “Tudo isso com o objetivo de fortalecer as cooperativas e incentivá-las a adotarem boas práticas de governança e gestão. O Sistema Ocemg irá lançar um programa intermediário para as entidades que desejam participar do PDGC, mas que ainda não estão em um nível de excelência tão alto”, antecipa.
O lançamento oficial do PDGC será no dia 28 de fevereiro de 2024, em Belo Horizonte. “Neste mês, também iremos trabalhar com o Programa Desempenho, onde são feitas as análises dos indicadores financeiros e sociais das cooperativas, fatores que também corroboram com a gestão e governança. A ideia para este ano é ampliar nossa rede de atendimentos”, completa.